Esportes

Foz Cataratas muito perto do bicampeonato

13 dez 2019 às 10:48

O grande campeão do Paranaense da Chave Ouro de futsal de 2019 será definido neste sábado (14). Foz Cataratas e Dois Vizinhos fazem o jogo de volta da final do Estadual e se enfrentam às 21 horas, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. O time da fronteira é o atual campeão paranaense e está muito perto do bicampeonato. Para levantar a taça pela segunda vez, o Foz Cataratas só precisa de um empate no jogo de volta da decisão. Isso porque venceu o jogo de ida por 4 a 2 no sábado passado, em Dois Vizinhos. O representante do sudoeste chegou pela primeira vez em uma final da Chave Ouro. Para conquistar o primeiro título precisa da vitória no tempo normal para levar a decisão para os pênaltis.

Mesmo com a vantagem nas mãos, o Foz quer a vitória na segunda partida para consolidar o título. “Nós vamos jogar para ganhar, conquistar o título em casa com uma grande vitória. Vamos entrar em quadra com muita garra e determinação. Queremos dar mais esta alegria para a cidade de Foz do Iguaçu”, disse o técnico Marlus Sokolowski.

O Foz Catataras venceu o jogo de ida e só precisa de um empate para ser campeão. Foto Guilherme Lima

Situações adversas

O Foz Cataratas teve que superar alguns obstáculos antes de chegar na decisão. As eliminações nas outras competições que o time disputou na temporada provocaram a mudança de treinador. Cigano foi demitido e Sokolowski, que era o preparador físico da equipe, assumiu o posto de técnico. Na campanha do primeiro título do clube em 2018, ele já fazia parte da comissão técnica. E agora busca o primeiro título como treinador do Foz Cataratas.

Outra situação adversa foi a exclusão do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. O Foz foi o primeiro time da elite estadual a entrar em quadra pela Liga Paraná de futsal. O torneio foi organizado pela nova entidade e não pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS), que organiza o Estadual. Desse modo, a FPFS decidiu excluir o Foz Cataratas da competição. O mesmo ocorreu com o Cascavel Futsal dias depois. No entanto, a FPFS se reuniu com a Liga Paraná e as duas entidades chegaram a um acordo. Desse modo, Foz Cataratas e Cascavel Futsal foram reinseridos na Chave Ouro.

O Foz fechou a fase inicial em sexto lugar. Nas fases de mata-mata, o time da fronteira teve que passar pelo drama das penalidades. Nas quartas de final, venceu o Campo Mourão no jogo de ida por 5 a 1 em Foz. Depois, perdeu por 2 a 1 e garantiu a classificação nas penalidades por 6 a 5. Nas semifinais, o Foz despachou o Umuarama do técnico Nei Victor. Perdeu o jogo de ida fora por 4 a 3. Mas venceu a partida de volta por 1 a 0 no Costa Cavalcanti e se classificou nos pênaltis por 3 a 0.

O time fez 31 partidas até agora com 15 vitórias, dez empates e seis derrotas. O ataque marcou 88 gols e a defesa foi vazada em 52 oportunidades. No jogo de ida contra o Dois Vizinhos, o destaque foi William, que marcou três gols. Ele é o goleador do time no estadual com 17 gols.

William foi o destaque do jogo de ida e é o goleador do time da freonteira. Foto Guilherme Lima

Dois Vizinhos

O Dois Vizinhos foi a grata surpresa da temporada e chegou na final da Chave Ouro pela primeira vez na história. O time garantiu a oitava vaga na fase classificatória. O time enfrentou o Pato Futsal, melhor equipe da fase inicial, nas quartas de final. Empatou o jogo de ida em 4 a 4 no Teodorico Guimarães. Mas surpreendeu o Pato com uma vitória por 4 a 3 em pleno ginásio Dolivar Lavarda. Nas semifinais, outro confronto contra uma equipe do sudoeste: o Marreco de Francisco Beltrão. O Dois Vizinhos venceu o jogo de ida em casa por 2 a 0. Depois conquistou a vaga na decisão com um empate em 4 a 4 no ginásio Arrudão.

O técnico do Dois Vizinhos, Fabinho Gomes, passou pelo Foz Cataratas e conduziu o time da fronteira às semifinais da Chave Ouro em 2015. Ele aposta no ímpeto guerreiro que a equipe apresentou nos jogos de mata-mata como visitante para conquistar o título. “Na primeira fase, não tivemos um bom aproveitamento como visitante. Mas conquistamos a classificação fora de casa contra dois times tradicionais do Paraná”, sintetizou ele.

Em 31 partidas, o Dois Vizinhos conseguiu 13 vitórias, teve cinco empates e sofreu 13 derrotas. O ataque marcou 78 gols e a defesa foi vazada 80 vezes. Neném Ribeiro é o artilheiro do Dois Vizinhos na Chave Ouro com 12 gols.

Fabinho Gomes passou pelo Foz e quer o levar o Dois Vizinhos ao primeiro título. Foto Adolfo Pegoraro

Números

O Campeonato Paranaense da Chave Ouro de 2019 teve 195 jogos. Foram marcados 1051 gols, uma média de 5,38 por partida. O artilheiro do Estadual é Fabinho, jogador do Campo Mourão, que marcou 22 gols.

CHAVE OURO

Todos os campeões

1995 – Clube Curitibano

1996 – Foz Futsal

1997 – Foz Futsal

1998 – São Miguel

1999 – São Miguel

2000 – São Miguel

2001 – Foz Futsal

2002 – São Miguel

2003 – Cascavel Futsal

2004 – Cascavel Futsal

2005 – Cascavel Futsal

2006 – Atlético Patobranquense

2007 – Umuarama

2008 – Umuarama

2009 – Marechal

2010 – Guarapuava

2011 – Cascavel Futsal

2012 – Cascavel Futsal

2013 – Marechal

2014 – Guarapuava

2015 – Guarapuava

2016 – Marechal

2017 – Pato Futsal

2018 – Foz Cataratas