A cidade de Foz do Iguaçu será a sede, neste domingo (23), da segunda etapa do Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo. A primeira etapa foi realizada em Toledo, no mês de março, e reuniu 230 ciclistas de todo o Brasil. Na fronteira, a competição terá um caráter internacional, já que irá receber atletas do Paraguai e da Argentina. Cerca de 60 ciclistas dos países vizinhos confirmaram a presença. Ao todo, a etapa terá mais de 200 atletas nas treze categorias, como explica o organizador Luciano Carvalho. “O pessoal responsável pela cronometragem da prova pertence a uma empresa do Paraguai. E boa parte dessas inscrições foram feitas direto com eles. E pela proximidade com os dois países, o pessoal vem mesmo”, comemorou ele.
As largadas iniciam às 8 horas da manhã, com a primeira bateria. Às 9h05 será a segunda bateria, ambas na Avenida Portugal, em Foz do Iguaçu. “E se tudo correr dentro do previsto, a premiação será por volta das 12h30”, explicou Carvalho. “Nesta etapa, teremos uma prova um pouco diferente de Toledo, que foi uma prova de estrada. Em Foz do Iguaçu, o circuito terá 2,7 mil metros por volta e ficará atrás do Terminal Rodoviário. A chegada será numa subida, será um circuito bem técnico, com curvas para a esquerda, para a direita, com subidas, descidas... Então acaba beneficiando todo mundo. Não só os sprintistas, mas os montanhistas também. E por ser uma prova de circuito, o público poderá acompanhar os pegas em todas as categorias”, acrescentou ele.
A terceira e decisiva etapa do Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo será em Cascavel, no dia 22 de setembro, e será na pista do Autódromo ZilmarBeux. “Esta será a final do campeonato. O pessoal gosta muito de pedalar no autódromo. Faz muitos anos que não fazemos uma corrida de ciclismo naquele local e teremos essa possibilidade agora”, completou o organizador.