O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Pereira Cury, se reuniu com representantes das 12 equipes que disputarão o Campeonato Paranaense de 2021 nesta semana. O encontro de forma virtual por conta da pandemia do coronavírus, definiu os detalhes da competição que tem início previsto para 28 de fevereiro.
Participaram do encontro virtual Azuriz, Athletico, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo. Principal competição do Estado, o Paranaense 2021 teve que ser adiado por conta do atraso no calendário do futebol brasileiro.
Os jogos ficaram suspensos por um período para evitar o avanço do coronavírus e voltaram sem a presença de torcedores. Campeonatos nacionais e internacionais de 2020 tem previsão de término apenas no próximo ano. Com isso, o Estadual da próxima temporada deve terminar em 23 de maio, tendo a fórmula repetida da competição deste ano. Assim, o sistema de disputa acontece da seguinte maneira:
1ª Fase
Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da competição na temporada anterior, e cinco mandos para os demais, conforme tabela de jogos a ser divulgada pelo Departamento de Competições da FPF.
Seguem para a segunda fase os oito melhores classificados ao final do turno único e os dois que somarem o menor número de pontos (11º e 12º colocados) serão rebaixados.
Quartas de final
Nas quartas de final, os oito classificados serão divididos em quatro grupos com dois clubes e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta. Os grupos “A”, “B”, “C” e “D” ficarão assim distribuídos:
GRUPO A
1º COLOCADO – 1ª FASE x 8º COLOCADO – 1ª FASE
GRUPO B
2º COLOCADO – 1ª FASE x 7º COLOCADO – 1ª FASE
GRUPO C
3º COLOCADO – 1ª FASE x 6º COLOCADO – 1ª FASE
GRUPO D
4º COLOCADO – 1ª FASE x 5º COLOCADO – 1ª FASE
Semifinal
Na semifinal, os quatro classificados serão divididos em dois grupos (“E” e “F”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta. Os grupos “E” e “F” ficarão assim distribuídos:
GRUPO E
VENCEDOR – GRUPO “A” X VENCEDOR – GRUPO “D”
GRUPO F
VENCEDOR – GRUPO “B” X VENCEDOR – GRUPO “C”
Final
Na decisão, os dois classificados formam o Grupo “G” e jogarão partidas de ida e volta.
GRUPO G - VENCEDOR – GRUPO “E” X VENCEDOR – GRUPO “F”
Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, a disputa será nas penalidades.
Na reunião também ficou definido que não haverá limite de quantidade de atletas para registro e que os mesmos podem ser inclusos no BID-e até o último dia útil anterior à oitava rodada da primeira fase. Serão disponibilizadas vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de acordo com o ranking nacional de clubes da CBF.