Futebol

CONMEBOL terá mais representantes no Mundial Feminino 2023

29 dez 2020 às 10:04

Uma boa notícia para o desenvolvimento do futebol feminino sul-americano: A CONMEBOL soma mais um ingresso direto para a Copa Mundial FIFA - Feminino Austrália e Nova Zelândia 2023.

O Conselho da FIFA confirmou a ampliação dos lugares de eliminatórias para o Mundial Feminino 2023, que agora contará com 32 participantes.

A CONMEBOL contará com três representantes com ingressos diretos em troca de dois, além disso terá a possibilidade de somar mais duas seleções mediante um torneio eliminatório, em vez de um, como acontecia com anterioridade através de um jogo de repescagem contra um time da CONCACAF.

No total são três lugares que serão definidos no torneio eliminatório disputado por dez seleções, das quais duas serão representantes da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Para a CONMEBOL esta notícia representa um novo grande impulso para continuar fortalecendo o desenvolvimento do futebol feminino da região, proporcionando maiores oportunidades para o destaque das seleções e das jogadoras.

- Atribuição de lugares para as eliminatórias (3) -

Os três lugares restantes serão decididos em um torneio eliminatório disputado por dez seleções, segundo a seguinte atribuição de vagas:
2 lugares de eliminatória para a AFC;
2 lugares de eliminatória para a CAF;
2 lugares de eliminatória para a Concacaf;
2 lugares de eliminatória para a CONMEBOL;
1 lugar de eliminatória para a OFC; e
1 lugar de eliminatória para a UEFA. 

- Formato das eliminatórias -

As cabeças de série dos grupos de classificação serão as quatro seleções melhor colocadas na última Classificação Mundial Feminina da FIFA que seja publicada antes do sorteio das eliminatórias, com um máximo de uma seleção por confederação.
No grupo 1, composto por três equipes, a cabeça de série número 1 enfrentará por um lugar na Copa Mundial Feminina da FIFA a ganhadora das eliminatórias entre as outras duas seleções que não sejam cabeças de série do grupo.
No grupo 2, composto por três equipes, a cabeça de série número 2 enfrentará por um lugar na Copa Mundial Feminina da FIFA a ganhadora das eliminatórias entre as outras duas seleções que não sejam cabeças de série do grupo.
No Grupo 3, composto por quatro equipes, as cabeças de série 3 e 4 enfrentarão as duas seleções que não sejam cabeças de série do grupo, e as duas ganhadoras destes jogos disputarão pela vaga na Copa Mundial Feminina da FIFA.

 - Assim está conformada a atribuição de vagas diretas (29 de 32 lugares) -
6 lugares diretos para a AFC;
4 lugares diretos para a CAF;
4 lugares diretos para a CONCACAF;
3 lugares diretos para a CONMEBOL;
1 lugar direto para a OFC; e
11 lugares diretos para a UEFA.

*Os dois países anfitriões, Austrália e Nova Zelândia, serão classificados automaticamente para a Copa Mundial Feminina da FIFA 2023, e seus lugares foram tomados diretamente dos lugares atribuídos às suas respectivas confederações, ou seja, AFC e OFC respectivamente.

(assessoria  CONMEBOL)