Futebol

Esporte de Cascavel lamenta a morte de Mangaba, massagista do Cascavel Futsal

31 mai 2022 às 13:53

Cascavel amanheceu com uma neblina densa que deixou o clima mais triste. Pode ser só uma coincidência, mas o esporte cascavelense está de luto. Nesta terça-feira, dia 30 de maio, morreu aos 79 anos, Benedito Alves de Lima, o Mangaba. Mas quem conheceu bem o Mangaba sabe que ele não quer tristeza. Ele morreu feliz porque conseguiu a grande realização da vida. 

Olha só a entrevista que ele deu para o Tarobá Esporte depois da conquista da Liga Nacional pelo Cascavel Futsal. Detalhe, o título veio no dia 19 de dezembro de 2021, dia do aniversário de 79 anos do Mangaba.

"O melhor presente que ganhei na minha vida. Por toda essa história minha no futebol de Cascavel, então hoje eu tô completando 79 anos cheio de alegria, e o mais importante é essa vitória, nós somos campeões da Liga Nacional!"

Era justamente essa energia que o mangaba passava todos os dias.

"O Mangaba era aquela figura que todos admiravam no grupo e acho que até na cidade. Pela idade que ele tinha, pela energia que ele transmitia diariamente, pela alegria que ele trazia todos os dias. Era muito agradável conviver com o Mangaba", explicou Paulo Rocha, supervisor do Cascavel Futsal.

A figura do Mangaba era muito forte no vestiário, esse era um dos locais de trabalho do massagista que defendeu o Cascavel Futsal por 23 anos. Foi com as mãos que Mangaba deu uma importante colaboração nos sete títulos do Campeonato Paranaense da Série Ouro do Cascavel Futsal e também na conquista da Liga Nacional no ano passado.

"A ausência dele no nosso dia a dia foi muito sentida, por que ele fazia parte dando o melhor dele a todo instante. Estou aqui no meu terceiro ano, não lembro de uma vez ele ter faltado o treino, então ele era uma figura muito importante no nosso dia a dia. Se preocupava com todos os detalhes, desde lavar a bola pra que ela estive bonita dentro de quadra, o cuidado com enxugar a quadra, sempre bem disposto com um sorriso alegre, colocando todo mundo pra cima. Era de suma importância para todas as conquistas que o Cascavel teve, era uma figura que representava não só o futsal mas também a cidade de Cascavel", contou o goleiro do Cascavel Futsal, André Deko.

Mangaba era uma figura conhecida no cenário nacional. Foi massagista de grandes ídolos como Vavá e Garrincha. Roberto França conhecia bem Mangaba, trabalhou com ele no antigo Cascavel Esporte Clube e no Campo Mourão, e agora vinham trabalhando juntos no Cascavel Futsal.

"Eu conheço ele desde 1979 né, quando meu irmão ainda jogava no Cascavel Esporte Clube, eu acompanhava meu irmão, era criança, foi crescendo, comecei a jogar e tive o prazer de trabalhar com ele no Cascavel Esporte Clube. O Mangaba era pra mim uma pessoa extraordinária, nós éramos amigos verdadeiros, a nossa amizade foi muito forte", explica Roberto.

O velório do corpo de Mangaba está sendo realizado na Capela Central da Acesc. Várias pessoas ligadas ao esporte de Cascavel estão prestando uma última homenagem a este ícone. O treino do Cascavel Futsal de hoje a tarde foi cancelado e os jogadores também vão homenagear o massagista às 15 horas.

Mangaba deixou a esposa, Dona Lurdes, quatro filhos, onze netos e quatro bisnetos. O corpo será sepultado nesta quarta-feira, às 10h30 da manhã no Cemitério Central de Cascavel. Mangaba era natural de Quatá, no interior de São Paulo, mas veio para Cascavel no fim da década de 60. E por aqui vai ficar para sempre.

Confira mais detalhes na reportagem de Luciano Neves, exibida no Programa Tarobá Esporte.