Futebol

Londrina apresenta proposta para finais do Paranaense com sede em Curitiba e portões fechados

16 abr 2020 às 15:17

O Londrina Esporte Clube (LEC) publicou uma nota nesta quinta-feira (16) informando que por meio de carta formalizada pelo seu presidente, Felipe Prochet, enviou à Federação Paranaense de Futebol (FPF) e aos demais clubes que ainda participam da competição uma proposta para sequência e conclusão do Campeonato Paranaense de 2020. A competição foi inicialmente suspensa em 16 de março, devido à pandemia causada pelo coronavírus. 

Dentre as sugestões propostas pelo Tubarão está a realização da fase final do campeonato em Curitiba, com portões fechados. Alternativa que estaria de acordo com as ações baseadas em notas técnicas da autoridade sanitária estadual. Ainda de acordo com a nota, a proposta para o término do Estadual também prevê uma valorização do próprio Campeonato Paranaense perante ao público, uma vez que sugere a transmissão da fase final também por meio de canais não comerciais de abrangência nacional, como a TV Educativa do Paraná.

Situação da competição 
A última rodada da primeira fase foi realizada no dia 15 de março. Os seis jogos foram realizados sem torcida, como medida preventiva. Sete times já entraram em campo classificados para a fase seguinte. Desse modo, havia apenas uma vaga em jogo. Ela ficou com o Paraná Clube que se classificou mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Toledo. 

Com isso, PSTC Procopense e União Beltrão foram rebaixados ficando nas duas últimas posições da tabela. Cascavel CR, nono colocado, e Toledo, décimo, permanecem na primeira divisão do próximo ano e não precisam mais jogar nesta temporada. As quartas de final, que seriam disputadas em dois jogos, ficaram com os seguintes confrontos: Paraná Clube x Coritiba, Cianorte x Operário, Rio Branco x FC Cascavel e Londrina x Athletico-PR. 

Confira a carta do LEC na íntegra:
Ilustríssimo Senhor Presidente Hélio Cury, considerando a interrupção das atividades por conta do Covid-19, o Londrina Esporte Clube por meio deste apresenta uma sugestão para o término do Campeonato Paranaense 2020. Considerando que possuímos a definição dos oito classificados para a segunda fase e os rebaixados à Segunda Divisão em 2021, considerando que a maioria das Entidades de Práticas Desportivas classificadas estão localizadas três em Curitiba, uma na cidade de Ponta Grossa e outra em Paranaguá, considerando que temos um contrato com a empresa de transmissão por streaming DAZN, considerando que as emissoras de televisão aberta e fechada estão sem programação esportiva, e como forma de auxiliar as recomendações de ficar em casa, o compartilhamento promocional gratuito das transmissões com canais não comerciais como a TV Educativa do Paraná, que possui uma rede própria e transmissão por satélite em rede nacional, podendo ser o grande atrativo para as Finais do Campeonato Paranaense 2020.
 

Levando em consideração esses apontamentos o LEC propõe:  A realização da fase final do Campeonato Paranaense 2020 em uma única sede, com os jogos em portões fechados e com estrutura mínima de logística e de representação de equipes envolvidas, com um Protocolo de Ação  baseado em Notas Técnicas da autoridade sanitária estadual. Sugestão de realização em Curitiba nós estádios do Coritiba, Atlhetico Paranaense, Paraná e de maneira extraordinária no Janguito Malucelli. As equipes do interior Londrina, Cianorte e Cascavel estariam sediadas durante o período na região, pois os jogos seriam em até 66 horas entre eles e horários diversos,  pois os estádios possuem iluminação adequada para prática noturna.

Leia também:
Campeonato Paranaense completa um mês de paralisação