Futebol

Londrina Esporte Clube participa de reunião para criação de Liga

08 mai 2022 às 18:28

O Londrina Esporte Clube participou na última sexta-feira (6) de uma reunião com clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro para a criação de uma Liga de Clubes.

Em comunicado divulgado pelo LEC no sábado (7), a direção alviceleste informou que entre os assuntos debatidos, o mais relevante foi a divisão de receitas de forma que contribua de fato para o aprimoramento da competição, tornando menos desiguais as condições de competitividade atuais.

“Os termos aceitos em São Paulo por outros 6 clubes perpetuam o abismo que existe hoje, ao manterem a parte igualitária das receitas em 40%, enquanto nos campeonatos mais bem sucedidos este percentual pode chegar a 68% somando todos os direitos domésticos, internacionais e de marketing, caso da Premier League, por exemplo”, explica a nota.

“Não é aceitável que haja clubes ganhando 6 vezes mais do que outros, enquanto nas melhores Ligas do mundo essa diferença não ultrapassa 3,5 vezes”, argumenta o LEC.

O Londrina defende que a criação da Liga entre os 40 clubes das séries A e B será a oportunidade de se mudar o futebol brasileiro. “Esse objetivo não pode se subordinar a interesses individuais de alguns, petrificados há décadas na superioridade de recursos. Sabemos que não seria justo buscar igualdade total de receitas, mas sim equanimidade e melhor distribuição”, argumenta.

A nota termina com o LEC defendo o consenso entre os clubes para “justa distribuição de receitas” e “maiores oportunidades na disputa”.

O Londrina participou do torneio da Primeira Liga em 2016 e 2017, a última tentativa de organização de clubes no País com mais autonomia sem interferência da CBF e das federações estaduais. O Tubarão foi o campeão do último torneio, mas a competição deixou de ser realizada a partir de 2018.