Todos os locais
Todos os locais
Futebol

São Paulo bate Vasco no Morumbi e encerra jejum no Brasileirão

20 jul 2017 às 00:00
Por: Estadão Conteúdo

Enfim, o São Paulo ganhou uma. Depois de nove jogos sem triunfos, a equipe venceu o Vasco por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Morumbi. O resultado não tirou a equipe da zona de rebaixamento, pois a Ponte Preta, primeiro time do lado de fora, também venceu. Em seu terceiro jogo como técnico, depois de um empate e uma derrota, Dorival Junior sorriu. E a torcida também. No final do jogo, os 22 mil pagantes espantaram o frio de 11º graus cantando alto o hino do clube.

A atmosfera de otimismo que começou ainda na manhã desta quarta, com a contratação de Hernanes, tomou conta do Morumbi. As torcidas organizadas receberam o time com festa, com direito a sinalizadores e tudo na entrada do estádio e gritaram em boa parte da partida. Trata-se de um pacto de apoio firmado até que o time consiga escapar do rebaixamento. Torcedores supersticiosos jogaram sal grosso no portão principal do estádio, exatamente por onde entrou o ônibus da delegação, e também na entrada do vestiário.

O time recebeu essa energia e conseguiu o gol no primeiro ataque, com pouco mais de um minuto. Após roubar na saída de bola do rival, Cueva avançou driblando e deu belo passe para Pratto, que chutou rasteiro e marcou seu quinto gol no Campeonato Brasileiro. Já são 12 na temporada.

Habituando à falta de criatividade e ao baixo número de finalizações dos últimos jogos, o torcedor do São Paulo teve uma angústia diferente nesta noite. Depois de ver o gol de Pratto, os mil pagantes acompanhavam com apreensão cada defesa do goleiro Renan Ribeiro. Nesse contexto, a galera respirou aliviada em uma falta cobrada por cima por no início da etapa final.

A recuperação do São Paulo também se explica pela boa atuação individual de figuras-chave da equipe. Uma delas foi o peruano Cueva. Depois de ter sido barrado do clássico diante do Santos e de ter sido substituído nos dois últimos jogos, o peruano reeditou as melhores atuações do início do ano. Foi dele o passe para o primeiro gol e deu lindo lençol na etapa final. Teve atuação dinâmica e participativa, inclusive defensivamente. O mesmo aconteceu com Jonatan Gomez, argentino que está se encaixando no time.

Outras notícias

Panini Day é realizado no Muffato Max da Avenida Brasil

Com dança brasileira, Real supera Atletico no Campeonato Espanhol

Fluminense bate Flamengo e dorme na vice-liderança do Brasileiro

Por outro lado, Dorival acertou em cheio na única alteração que fez em relação aos dois primeiros jogos. Fiel ao discurso de manter a escalação para minimizar o pouco tempo de treinamento, ele mexeu apenas na lateral-esquerda. Depois de falhar no gol de calcanhar sofrido diante do Atlético-GO (empate por 2 a 2) e na saída de bola que originou o segundo gol da Chapecoense (derrota por 2 a 0), Junior Tavares perdeu a vaga. Edimar fez sua estreia. E foi bem. Fazendo o que o técnico havia pedido - marcar e pensar três vezes antes de avançar - ele deu mais segurança à equipe.

A outra alteração que fez o time melhorar foi involuntária. Depois de perder uma chance clara após o primeiro gol, o atacante Wellington Nem sofreu uma contusão no ombro e teve de ser substituído por Marcinho. A alteração, ainda na etapa inicial, foi comemorada pela torcida como se fosse um gol. Em 24 jogos, Nem marcou apenas um gol.

Mesmo com vários desfalques, entre eles, Luis Fabiano e Nenê, o Vasco mostrou organização para buscar o empate e levou perigo em dois chutes de longe de Bruno Paulista. A equipe perdeu poder de fogo quando Vagner, o craque solitário do time, saiu contundido no início da etapa final.

O São Paulo diminuiu o ritmo e passou a jogar atrás da linha da bola. Só conseguiu ser perigoso novamente aos 35, quando Cueva chutou em cima de Martín Silva e Pratto errou a pontaria no rebote.

No segundo tempo, o São Paulo não conseguiu repetir o ritmo frenético do início do jogo, e as chances ficaram mais escassas. Defender o resultado passou a ser prioridade, principalmente nas jogadas aéreas, como aos 35 do segundo tempo. Inseguro, o time correu riscos até os 43, quando Rodrigo Caio salvou o gol do Vasco na pequena área.

Com o triunfo, o São Paulo chegou aos 15 pontos, na 17ª colocação da tabela. O Vasco, com 20, ocupa a provisória nona colocação.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 x 0 VASCO

SÃO PAULO - Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Wellington Nem (Marcinho), Cueva (Gilberto) e Gomez (Cícero); Lucas Pratto. Técnico: Dorival Junior.

VASCO - Martín Silva; Madson, Rafael Marques, Paulão e Ramon; Jean e Bruno Paulista (Evander), Pikachu (Guilherme), Wagner (Paulinho) e Escudero; Thalles. Técnico: Ednelson Silva (auxiliar).

GOL - Lucas Pratto, a 1 minuto do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Paulão, Gomez, Rafael Marques, Petros, Lugano, Thalles.

ÁRBITRO - Wagner Reway (MT).

RENDA - R$ 552.781,00.

PÚBLICO - 22.574 pagantes.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Veja também

Relacionadas

Futebol
Imagem de destaque

Tite convoca a Seleção Brasileira para amistosos contra Gana e Tunísia

Futebol
Imagem de destaque

Keno e Hulk marcam e Galo retoma caminho das vitórias no Brasileiro

Futebol

Série B: vice-líder Bahia vence Vasco de virada na Arena Fonte Nova

Futebol

Fortaleza bate São Paulo e chega à 5ª vitória seguida no Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Em plena expansão, Londrina será o próximo passo da LBX Construtora

Cidade
Londrina e região

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na Warta; duas presas às ferragens

Cidade
Londrina e região

Mulher filmada matando o companheiro havia registrado três boletins por violência doméstica

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil apreende mercadorias supostamente roubadas em lojas do Camelódromo

Cidade
Londrina e região

Mulher fica ferida após capotamento na Avenida Inglaterra, zona sul de Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.