Colégio Sepam de Ponta Grossa volta a disputar a final do handebol dos Jogos Escolares do Paraná, que acontece nesse sábado às 11 horas no ginásio do Colégio Platão. Campeões na edição de 2018, eles disputam o título com o CE Leonilda Papen, de Mercedes. O Sepam venceu o CE 11 de abril na semifinal por 24 a 19 e o Leonilda tirou outra equipe de Ponta Grossa da disputa, o Colégio Marista Pio XII, em uma vitória apertada por 19 a 18.
Para chegar na final, um feito inédito para a escola, o Leonilda fez uma campanha impecável, em que não perdeu nenhum jogo desde a fase regional. “O mais difícil é tranquilizá-los, o nervosismo dessa garotada não é fácil, mas hoje fizeram um grande jogo”, considerou o professor Marlon Neves. Para a partida que define o título, ele conta com as jogadas ensaiadas no ataque: “na hora que não dá para irem no individual, eles começam a organizar uma jogada, vem dando certo. Eles estão de parabéns porque treinaram isso, não é fácil assimilar, mas vamos continuar batalhando e quem sabe amanhã a gente consegue vencer”.
Do outro lado, o professor do Sepam, João Leandro Bartniak, explicou que o time não veio confiante para a competição porque a equipe mudou muito do ano anterior para este e o goleiro estava machucado recentemente, sem possibilidade de treinar. Bartiniak disse que, no princípio da fase de grupos, a equipe estava inclusive um pouco desentrosada, “não tivemos nenhum jogo fácil, todos foram pegados o tempo inteiro, marcação muito pesada, muito contato físico, foram jogos bastante equilibrados”. Por isso eles não se sentam favoritos, e consideram que o jogo vai ser duro. Bruno Gaspar Orellana disse que a equipe está bem cansada, “isso atrapalha, mas a gente não pode parar e agora que estamos na final estamos bem confiantes”.