Esportes

Jogo de ‘vida ou morte’ para a Serpente Aurinegra

01 set 2018 às 12:15

Essa é uma situação que ocorre com certa frequência em torneios como a Libertadores da América, por exemplo. Determinada equipe faz uma belíssima campanha na fase inicial. Depois, já nas fases de mata-mata, sofre uma derrota e tudo vai por água abaixo. Não consegue reverter o resultado no jogo seguinte e acaba eliminada. Isso não acontece no Campeonato Brasileiro, que é uma competição de pontos corridos.

O Futebol Clube Cascavel (FCC) vive esse ‘dilema’ de Libertadores da América no Campeonato Paranaense Sub-19. O torneio estadual tem um formato um pouco diferente da competição continental. Porém, a situação mudou para a Serpente Aurinegra depois do confronto contra o Maringá, na semana passada.

O FCC ainda tem uma das melhores campanhas do Estadual e sofreu apenas uma derrota, justamente esse tropeço diante do Maringá. Se tiver um novo revés no confronto contra o Paraná Clube neste sábado (01) pode ficar em situação bastante complicada no Paranaense Sub-19.

Por isso, o FCC convoca a torcida para acompanhar o jogo contra a Gralha Tricolor às 15 horas, no campo da Associação Atlética Coopavel, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo D. A situação não chega ser desesperadora para o FCC. O time tem os mesmos quatro pontos do Paraná Clube, mas tem um gol a menos no saldo (6 contra 5). O Maringá lidera essa chave com nove pontos e deve confirmar a classificação de forma matemática neste sábado (01) pois deve vencer o lanterna Foz do Iguaçu, também às 15 horas. Se for derrotado em casa, o FCC passa a não depender só de si para se classificar, mesmo tendo dois jogos na sequência, contra Maringá, em casa, e Foz do Iguaçu, na última rodada.

No entanto, se vencer, transfere toda essa preocupação para o Paraná Clube e segue mais vivo do que nunca na competição.

Mas o FCC tem um trunfo importante para este compromisso. O time tem 100% de aproveitamento em casa no Paranaense Sub-19. São oito vitórias em oito partidas. No duelo do primeiro turno contra o Paraná Clube, o FCC empatou em 2 a 2, em Curitiba, mesmo atuando boa parte do jogo com um atleta a menos. O elenco se apega nessa condição para superar a Gralha Tricolor neste jogo decisivo. “Trabalhamos firme no decorrer dessa semana para fazer nosso dever de casa diante do Paraná. Se fizermos aquilo que a gente vem trabalhando dentro de casa temos condições de conseguir a vitória”, disse o volante Denilson Paiva.

Novo comando

O jogo deste sábado marca o início dos trabalhos de Edu Sales no comando da equipe. O profissional é membro da comissão técnica do time profissional, que é encabeçada por Paulo Foiani. Sales vai dirigir a equipe Sub-19 de maneira interina. Ele assume o posto que era de Romildo Rosa, que se desligou do FCC. O treinador já vinha trabalhando com o time Sub-17 e assume a equipe Sub-19 num jogo decisivo. “É o que eu procurei passar para os atletas. Nós vínhamos de uma campanha em que, até então, não tínhamos sentido o sabor da derrota. Temos que ter tranquilidade, principalmente, por se tratar de um jogo difícil contra um adversário qualificado. Mas temos que procurar impor aquilo que vem acontecendo durante a competição. Perdemos em Maringá, mas não vamos nos desesperar e achar que está tudo errado. Nos preparamos para um grande jogo e, com essa confiança, temos grande chance de vencer essa partida”, disse Edu Sales, que não terá desfalques para o confronto deste sábado.