Jogos

Seleção do Paraná defenderá título brasileiro de poker por equipes

10 jul 2019 às 12:03

Campeã do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE) em 2018, a seleção do Paraná tentará o bicampeonato nos dias 17 e 18 de julho, durante o BSOP Winter Millions, etapa do Campeonato Brasileiro de Poker que acontecerá em São Paulo (Sheraton WTC).

Realizado anualmente desde 2013, o CBPE foi criado pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) com o objetivo de expandir o poker disputado em alto nível técnico para todas as regiões do país, colocando frente a frente os melhores competidores do Brasil em um formato que preza pelo jogo em equipe.

“Promover o CBPE é um momento especial para nós da CBTH. É um tipo de torneio totalmente diferente, já que o coletivo é tão importante como o individual em um esporte como o poker, onde as pessoas estão acostumadas a jogarem somente para si na maior parte do tempo”, comenta Ueltom Lima, presidente da organização.

O nível de equilíbrio do CBPE é tão grande que até agora nenhuma seleção estadual conseguiu o bicampeonato. No ano passado, o Estado de São Paulo quase conseguiu essa façanha, mas a equipe paranaense mostrou muita força no último dia de competição e desbancou os paulistas em uma disputa acirrada.

Convocação para 2019 e manutenção de Daniel Almeida como treinador

Como não poderia ser diferente, o técnico Daniel Almeida foi mantido pela Federação Paranaense de Texas Hold’em (FPTH) no comando da equipe paranaense. Daniel preferiu não mudar a base campeã de 2018 e convocou novamente os seguintes profissionais: Alisson Piekazewicz, Thiago Crema, Pedro Grochocki e Dayane Kotoviezy.

As novidades na convocação são os nomes de Christofer Makuch e Aprígio Brito, que vieram do Circuito Paranaense. Christofer garantiu a vaga por ser o atual campeão paranaense, já Aprígio foi premiado com a convocação por ter vencido a última edição da Copa Paraná.

O treinador Daniel é um profissional com vasta experiência nacional e internacional, tanto em eventos ao vivo quanto no cenário online. Além disso, ele é instrutor em um dos maiores sites de ensino de poker no Brasil, o Sensei Poker.

Um dos motivos que fizeram a FPTH escolher o nome de Daniel para comandar a equipe paranaense em um evento tão importante foi o seu profissionalismo diário com o poker.

“Acredito que uma atividade aeróbica leve nos dias de jogo é muito importante. Eu tenho o hábito de correr de 2 a 3 km todos os dias que compito, tanto online quanto na live. Outro ponto importante da preparação é a parte mental. Primeiramente o jogador tem que estar bem mentalmente, desconectado dos problemas da vida real, relacionamentos, problemas financeiros e afins”, conta Daniel em entrevista para o site Midas Team.

Como é a atual campeã, a seleção paranaense se tornou a equipe a ser batida no evento e passou a ser estudada pelos adversários com mais atenção em relação a edição passada. Sendo assim, Daniel está ciente que a pressão externa pelo bicampeonato não poderá influenciar na defesa do título nacional.

“Eu acredito que voltar para um torneio como o atual campeão sempre gera uma pressão externa. Você é mais visado, as pessoas esperam mais de você por ter vencido uma vez”, disse ele em declarações ao site Gazeta do Povo.

“Mas não sofremos com pressão. Vamos entrar lá para fazer o que tem de fazer para ser campeão novamente”, acrescenta o treinador. 


Equipe experiente pode pesar a favor novamente

O Paraná tem em seu elenco profissionais gabaritados que estão acostumados a competir em grandes palcos do mundo e foram muito importantes para o título paranaense em 2018.

Alisson Piekazewicz e Thiago Crema, por exemplo, são dois grandes competidores do mundo no poker online que também já alcançaram grandes resultados em eventos ao vivo.

Pedro Grochocki, por sua vez, é um profissional versátil que recentemente conquistou seu resultado mais importante em um evento ao vivo. Pedro venceu o Super High Roller do Casino Iguazu, importante torneio do poker latino-americano.

Já Dayane Kotoviezy é uma das atletas com maior número de resultados expressivos na América Latina e defenderá a equipe paranaense pelo quarto ano consecutivo, com experiência de sobra para ajudar o time na busca pelo bicampeonato.

Com os principais Estados do poker brasileiro na disputa e cada vez mais solidificado na cultura do esporte das cartas do Brasil, o CBPE 2019 promete ser um grande marco na atual temporada do poker nacional.