Luciano Neves

"Até breve, Capitão Carlão!"

20 jul 2022 às 12:11

A vitoriosa história do Cascavel Futsal é repleta de ídolos. Se filtrarmos apenas os jogadores que foram capitães da equipe vamos recordar dos feitos de Magrão e Issamu, que foram campeões estaduais com a Serpente Tricolor. Nada irá apagar os seus feitos. Mas em termos de números e de conquistas, ambos foram superados pelo Capitão Carlão, que se despediu do Cascavel Futsal na noite da última terça-feira, na vitória suada sobre o Mariópolis, pelo Campeonato Paranaense da Série Ouro. O camisa 27 foi o jogador que levantou as taças dos hexa e do hepta estaduais, nos anos de 2020 e 2021, respectivamente. Detalhe: foi o artilheiro das duas edições e também marcou gols nas duas finais. No entanto, por enquanto, ele é o único capitão em toda a história do Cascavel Futsal que teve o privilégio de erguer o cobiçado troféu de campeão da Liga Nacional, conquistado pelo clube no ano passado. Definitivamente, com este ano, Carlão colocou a Serpente Tricolor em outro patamar. Humilde, Carlão reconhece que os méritos foram de todo o grupo de jogadores, da comissão técnica e da torcida. Esse conjunto todo permitiu que o jogador realizasse um sonho de atuar fora do país. Carlão deixou o Cascavel Futsal para atuar no futsal europeu e vai jogar ao lado de André Deko na Inter Movistar, um dos mais tradicionais times espanhóis. 


Contra o Mariópolis, na terça, Carlão queria se despedir com um golzinho. ele até teve a oportunidade no tiro-livre, no finzinho da primeira etapa. No entanto, justamente na especialidade dele, chutou para fora. Mas o gol perdido não fez falta. Carlão finalizou a sua passagem no Cascavel Futsal com 93 gols em jogos oficiais. Se levarmos em conta as partidas amistosas esse número aumenta para 102 gols. Carlão deve ter feito mais de 180 jogos com a camisa tricolor. A história de Carlão no clube começou no dia 16 de abril de 2019, quando estreou no clássico contra o Marreco. O primeiro dos 93 gols saiu dias depois, em 20 de abril daquele ano, quando o Cascavel Futsal derrotou o Dois Vizinhos por 2 a 1. Já na Liga Nacional, o primeiro gol foi também em abril de 2019. No dia 27, a Serpente Tricolor derrotou o Atlântico de Erechim por 4 a 2, no Rio Grande do Sul. Aquela foi a primeira vitória de Carlão e do técnico Cassiano Klein com o Cascavel Futsal pela Liga Nacional. Hoje, ambos são campeões da principal competição do futsal brasileiro. 


O golzinho não veio. Mas Carlão vibrou como a conquista de um título quando Ernandes marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Mariópolis quando restavam quatro segundos para o fim da partida. Os números do Capitão na temporada inspiraram Jorginho, o autor do primeiro gol. Agora, ele é o artilheiro do Cascavel Futsal na Série Ouro com oito gols. Carlão inspirou o lanterna Mariópolis, que foi guerreiro na Neva. Chegou a empatar o jogo e esteve muito próximo de conseguir o que nenhuma equipe conseguiu no ginásio da Neva pelo Estadual. Na Série Ouro, o Cascavel Futsal tem 100% de aproveitamento e esteve muito perto do primeiro empate. Carlão não balançou as redes em seu último jogo, mas comemorou a vitória que devolveu a liderança do Estadual ao Cascavel Futsal. O time segue firme rumo ao octa, agora com 36 pontos ganhos. "Foi uma noite inesquecível. Estou feliz, mas o mais importante foi a vitória e ter colocado o Cascavel Futsal na liderança", disse o jogador. 


Carlão não atua mais com a camisa do Cascavel Futsal. Mas ainda é o goleador do time na temporada com 22 gols. Ainda é o artilheiro da Liga Nacional com 18 gols. Muito provavelmente, ainda nesta temporada, essas estatísticas sejam superadas. Mas Carlão se tornou especialista em levantar troféus nestes mais de três anos de Cascavel Futsal. Isso sim é que vai ser difícil de superar. Quem sabe ele mesmo consiga aumentar essa marca no clube. Até porque, Carlão não encerrou a história no Cascavel Futsal. O que ele fez foi dar um 'até logo' para a torcida.