Logo mais, às 20 horas, Carlão entrará em quadra para atuar pela última vez com a camisa do Cascavel Futsal, no jogo contra o Mariópolis, pelo Paranaense da Série Ouro. A despedida do camisa 27 deveria ter ocorrido no sábado passado, no empate em 1 a 1 com o Joinville, em Paranaguá, pela Liga Nacional. Mas o ídolo Carlão precisava mesmo dizer adeus em casa, no ginásio da Neva, diante da torcida. Por isso, ele irá reforçar o Cascavel Futsal no jogo contra o lanterna do Campeonato Paranaense da Série Ouro. Talvez, a presença dele na partida de logo mais, que pode recolocar o Cascavel Futsal na liderança isolada do Estadual seja para dizer um “até breve, torcida!”
O fato é que Carlão construiu uma história vitoriosa com a camisa tricolor. Foi o capitão que levantou as duas últimas taças do Paranaense da Série Ouro, em 2020 e 2021, e também foi o capitão que levantou a taça da conquista mais importante da história do Cascavel Futsal: o título da Liga Nacional do ano passado. No entanto, a importância de Carlão vai muito além disso. Ele teve ótimos números dentro de quadra. Fui desafiado pelo supervisor Paulo Rocha a fazer um levantamento dos gols do jogador.
Ao todo, Carlão marcou 93 gols com a camisa do Cascavel Futsal em jogos oficiais. Se levarmos em conta as partidas amistosas, a conta aumenta: 102 gols. Carlão estreou no Cascavel Futsal no dia 16 de abril de 2019, na goleada por 4 a 0 sobre o Marreco. No entanto, neste jogo, ele não balançou as redes. O primeiro golzinho ocorreu dias depois, em 20 de abril de 2019, na vitória por 2 a 1 sobre o Dois Vizinhos. Já pela Liga Nacional, o primeiro gol foi no dia 27 de abril daquele ano, na vitória sobre o Atlântico de Erechim por 4 a 2, no Rio Grande do Sul.
A primeira temporada de Carlão no Cascavel Futsal, em 2019, foi mais modesta: apenas doze gols. Já em 2020, o ano do hexa estadual, ele balançou as redes 25 vezes. Lembremo-nos que a carga de jogos foi bem menor em virtude da pandemia.
No ano passado, o mais vitorioso da história do Cascavel Futsal, Carlão marcou 34 gols. Foi o vice-artilheiro do time na temporada e ficou atrás de Roni, que fez 36. Mas ele foi o goleador da campanha do hepta estadual com 20 gols. Neste ano, Carlão vinha sendo o goleador do Cascavel Futsal com 22 gols, 18 destes na Liga Nacional.