Esportes

Mais um exemplo de superação do FC Cascavel?

06 out 2021 às 17:41

Em 2014, o FC Cascavel faturou o título da segunda divisão do Campeonato Paranaense. E este ainda é a principal conquista da história da Serpente Aurinegra. Naquela decisão, o time teve que contornar uma situação extremamente adversa. A equipe havia sido derrotada pelo Nacional de Rolândia por 1 a 0, no primeiro jogo da final. E na segunda partida, no Estádio Olímpico, o FC Cascavel até saiu perdendo o jogo. Os gols da virada surgiram nos acréscimos e a Serpente Aurinegra fez a festa de campeão.

Na atual temporada, não foi uma nem duas vezes que a equipe superou situações adversas. Quando fez o primeiro jogo da história na Copa do Brasil, o FC Cascavel saiu perdendo para o Figueirense, dentro do Olímpico. Mas depois buscou o empate e o gol da virada, venceu por 2 a 1 e avançou para a segunda fase.

O melhor exemplo de superação veio no confronto contra o Athletico-PR nas semifinais do Campeonato Paranaense. A Serpente Aurinegra buscou o gol de empate nos acréscimos no jogo de ida, dentro da Arena da Baixada. Na volta, no Olímpico, venceu por 2 a 1 de virada, mesmo com um time destroçado por desfalques, e avançou para a decisão do Estadual. Ou seja, nada tem sido fácil para o clube cascavelense.

Mais uma vez, o FC Cascavel teve que superar. No primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense, o time do técnico Tcheco buscou o empate numa partida que parecia perdida. Empatou em 1 a 1 com o Tubarão, na tarde desta quarta (06), no Estádio do Café, em Londrina. Parecia perdida porque o Londrina abriu o marcador aos 12 minutos da etapa inicial com Victor Daniel. O gol de empate só saiu aos 49 minutos do segundo tempo, praticamente o último lance da partida. João Pedro, o mesmo que não pôde atuar contra o Furacão nas semifinais por questões contratuais, marcou o gol de empate. Foi o primeiro gol dele nesta edição do Estadual.

Esse resultado deixou a decisão em aberto. Um novo empate, independente do placar, no jogo de volta na próxima quarta-feira (13), no Estádio Olímpico Regional, leva a decisão do título para os pênaltis. E quem vencer, obviamente, levanta a taça. Será que a final do Campeonato Paranaense de 2021 irá repetir o roteiro dramático das semifinais para o FC Cascavel? Talvez sim. O que não pode é repetir o erro que cometeu no confronto da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, quando foi eliminado em casa com a derrota por 3 a 0. A Serpente Aurinegra subestimou o Leão do Vale. E vale lembrar que o Londrina é um time de tradição e busca o pentacampeonato paranaense.

Invicto

O empate no Estádio do Café manteve a invencibilidade do FC Cascavel no Estadual. Em 16 jogos na competição, o time teve oito vitórias e oito empates. Ou seja, se conseguir a vitória na próxima semana, no Olímpico, o time fatura o primeiro título da história da primeira divisão estadual de maneira invicta. Aliás, se filtrarmos apenas os jogos do Campeonato Paranaense, essa invencibilidade dentro do Olímpico é bem mais longeva. A última derrota em casa pelo Estadual ocorreu no dia 21 de março de 2019, quando foi superado pelo Rio Branco de Paranaguá por 1 a 0.