Esportes

Marechal busca a vaga nas semifinais da Liga Nacional

10 nov 2018 às 10:47

O Marechal é tricampeão paranaense. E tem como meta ser o primeiro representante do Estado a conquistar a Liga Nacional. O time já conseguiu uma proeza na história da Liga: ainda é o único time do Paraná a chegar em uma final do torneio. Foi em 2010, quando era treinado por Marquinhos Xavier. Mais tarde, em 2016, já com o atual técnico Paulinho Sananduva, o Marechal alcançou as semifinais da Liga Nacional, mas caiu diante do Sorocaba e ficou com o terceiro lugar na competição.

Agora tenta chegar pela terceira vez na história nas semifinais da Liga. Para isso, o Marechal terá que superar o ex-técnico Marquinhos Xavier, que hoje é também treinador da Seleção Brasileira de Futsal. E terá que superar o maior vencedor da Liga Nacional. Isso porque, Marquinhos é o comandante do Carlos Barbosa, que já levantou a taça em cinco ocasiões e é adversário das quartas de final da edição deste ano. No jogo de ida, na semana passada, em Marechal Cândido Rondon, as duas equipes empataram em 2 a 2. Esse resultado obriga a equipe de Paulinho Sananduva a vencer o jogo de volta, programado para este domingo (11), às 13h30, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa. Pelos inúmeros títulos, a cidade gaúcha é considerada a capital nacional do futsal.

O Marechal tem uma pequena desvantagem no confronto. Em caso de um novo empate no jogo deste domingo, a partida vai para uma prorrogação. Nesse caso, o Carlos Barbosa terá a vantagem de jogar pelo empate por ter melhor campanha na primeira fase. Ou seja, ou o Marechal consegue a vitória no tempo normal ou será forçado a vencer na prorrogação. Paulinho Sananduva reconhece que a parada é complicada. Mas lembra que sua equipe já enfrentou uma situação parecida nesta edição da Liga Nacional. Na fase anterior, despachou o Blumenau com uma vitória na prorrogação, depois de dois empates nos jogos de ida e volta. “Eu tenho 40 ou 50 minutos para ganhar. Espero que a minha tenha maturidade para entender o jogo dentro dos 40 minutos. Se tiver competência pode vencer. E se tivermos que ir para a prorrogação temos que ter maturidade porque são dez minutos cronometrados. É muito desgaste em um jogo tenso”, explicou o treinador.

Pato Futsal

O Pato Futsal também busca uma vaga nas semifinais da Liga Nacional. Neste sábado (10), o time faz o duelo de volta das quartas de final do torneio contra o Corinthians, às 13h30, no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. No jogo de ida, em São Paulo, as duas equipes empataram em 1 a 1. Isso significa que, quem vencer, avança para a próxima fase. Em caso de um novo empate no tempo normal, o jogo vai para a prorrogação e o Pato terá a vantagem do empate.

O vencedor deste duelo vai enfrentar o classificado do confronto entre Joinville e Sorocada. Os dois times fazem a partida de volta neste sábado (10), às 20h15, em Joinville. No primeiro jogo, o Sorocaba venceu por 4 a 2, por isso joga pelo empate. O Joinville precisa vencer essa partida para provocar a prorrogação. E aí passa a jogar pelo empate por ter melhor campanha na primeira fase da Liga.

O torneio tem o primeiro time classificado para as semifinais. Na noite de sexta-feira (09), o Atlântico de Erechim venceu o Minas por 3 a 2, no sul do país, e garantiu a vaga entre os quatro melhores times do torneio. O Atlântico aguarda o classificado do confronto entre Carlos Barbosa e Marechal.