O técnico de handebol feminino de Cascavel, Neudi Zenatti, está vivendo dias incríveis. As quase três décadas à frente da modalidade na Capital do Oeste foram reconhecidas de uma maneira muito especial. Neudi foi escolhido para ser o treinador da Seleção Brasileira de handebol universitário, que vai disputar o Campeonato Mundial na Croácia. Este evento será realizado entre os dias 30 de julho e 05 de agosto. “Como técnico, profissionalmente, é o auge, então eu quero fazer um bom trabalho”, sintetizou ele.
Neudi ainda tem a missão de definir as 14 atletas que vão viajar para o continente europeu. Ele já fez um período de trabalhos com um grupo de atletas. O treinador vai comandar mais um período de treinamentos que vai servir de processo seletivo. E aí sim definir o grupo que vai representar o Brasil na Croácia. É possível que algumas atletas que defendem a equipe de Cascavel e que trabalham com Neudi Zenatti estejam na seleção.
Como disse Neudi, Seleção Brasileira é o auge para ele e será também para as atletas que forem selecionadas. Mas antes de sonhar com a camisa verde e amarelo, as meninas de Cascavel têm um compromisso pelo Campeonato Paranaense de handebol adulto. A segunda etapa vai ser em Cascavel e os jogos serão nos ginásios da Neva e São Cristóvão.
O detalhe é que esta etapa já deveria ser realizada, mas foi cancelada em virtude da greve dos caminhoneiros. A etapa veio para Cascavel e a equipe de Neudi Zenatti vai ter o privilégio de fazer os jogos mais complicados da primeira fase dentro de casa. O primeiro deles será na tarde deste sábado (30) contra Matelândia, às 16h50, na Neva. E no domingo (01), Cascavel entra em quadra mais uma vez para uma espécie de ‘final antecipada’ contra Maringá, às 13h30, também na Neva. Na etapa inicial do torneio, em Toledo, as duas equipes venceram seus compromissos e dividem a liderança da competição com quatro pontos ganhos.
Cascavel e Maringá, fatalmente, vão decidir o título do Estadual em 2018 como fizeram nas temporadas anteriores. No ano passado, o título foi para Maringá. Só que Cascavel faturou os Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). Em 2017, os dois times também se encontraram na Liga Nacional de Handebol. E Cascavel venceu. Em 2016, o caminho foi outro. As meninas de Neudi Zenatti conquistaram o Estadual. E Maringá levou a melhor nos Abertos.
Mas antes de pensar em Maringá, Cascavel precisa vencer Matelândia. “Dentro da perspectiva que vem se desenvolvendo e que a gente notou na primeira etapa, Matelândia é um time que sempre está entre os quatro primeiros. Conseguiu se reforçar com algumas jogadoras que passaram por Cascavel. E Maringá é o nosso adversário mais tradicional no Campeonato Paranaense e nos Jogos Abertos. Serão dois jogos muito bons. Levamos sorte com o cancelamento da segunda etapa, já que estes jogos acabaram vindo para Cascavel. E vamos jogar em casa, diante da nossa torcida”, disse Neudi.
Masculino
O time de handebol masculino de Cascavel também começou bem o Estadual. Foram duas vitórias nos dois primeiros jogos na etapa de Toledo. Agora, a equipe pretende se manter entre os primeiros colocados com os dois jogos que fará em casa. Neste sábado (30), às 15h30, Cascavel recebe Assis Chateubriand, no ginásio da Neva. O segundo jogo será neste domingo (01), às 10h30, contra Saudade do Iguaçu, também na Neva.