Esportes

Meninas vão para o ‘tudo ou nada’ em Santa Catarina

21 nov 2019 às 17:08

O time de handebol feminino de Cascavel enfrentou uma verdadeira maratona de jogos. O time disputou a fase decisiva do Campeonato Paranaense Adulto em Londrina nos dias 9 e 10 de novembro. As meninas do técnico Neudi Zenatti ficaram com o vice-campeonato do Estadual.

Dois dias depois, as atletas estavam em quadra novamente para a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes. De terça (12) a sábado (16), a equipe sediou a competição nacional, fez mais quatro jogos e ficou com o vice-campeonato. Depois dessa sequência exaustiva, Cascavel fará nesta semana mais dois jogos pela fase classificatória da Liga Nacional de Handebol em Santa Catarina. O primeiro confronto será contra Blumenau nesta quinta-feira (21), às 19 horas, no Sesi de Blumenau. Depois, no sábado (23), a equipe enfrenta Concórdia, às 15 horas, na Universidade Nacional do Contestado.

Na Liga, Cascavel fez oito partidas com duas vitórias e seis derrotas. O time tem chances de avançar para a fase decisiva do torneio. Na chave Sul-Sudeste, que tem os principais times do torneio, seis dos quatro times avançam para a próxima fase. A liderança é de São Bernardo. Para se classificar entre os quatro primeiros, a equipe de Neudi Zenatti precisa vencer os dois jogos que restam nesta fase classificatória. Os concorrentes diretos são Maringá e Blumenau. No duelo do primeiro turno, Cascavel conseguiu vencer Blumenau mas foi superado por Concórdia.

Neudi conta que a Liga Nacional é dividida em três regiões. Além dos quatro times que se classificam na região Sul-Sudeste, a fase final terá um representante do nordeste e um do centro-oeste. Os seis classificados vão se encontrar em São Paulo, nos dias 16 a 19 de dezembro. “As seis equipes vão ser divididas em dois grupos de três, que se enfrentam entre si. Os times que ficaram com as primeiras posições de cada chave decidem o título”, explicou o treinador.

Mas para estender o calendário até dezembro, o time de Neudi Zenatti precisa superar os adversários catarinenses. Do contrário, o time entrará de férias.

Brasileiro

Neudi Zenatti quer tirar proveito da sequência de jogos que Cascavel fez pelo Brasileiro de Clubes, em casa. “Por um lado, a participação no Brasileiro nos ajuda porque colocou as atletas em ritmo de jogo. Jogar é diferente de treinar. Mas por outro lado, tem a questão fisiológica em virtude do desgaste pela sequência de jogos. Por isso, temos que adotar uma estratégia um pouco diferente. Vamos priorizar o trabalho coletivo do conjunto como um todo. Colocar mais as jogadoras em quadra, rodar as atletas e usar todo o elenco”, explicou Neudi.