Esportes

Missão: Jogos Abertos do Paraná

05 jul 2019 às 12:27

Quando deu início aos trabalhos nesta temporada de 2019, o técnico da AABB Cascavel, Ladir Salvi, foi bem taxativo com suas atletas sobre as metas. Não há dúvidas que a principal delas é colocar o voleibol de Cascavel na divisão A dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). O time que figurou por muitos anos na elite deste esporte na competição oficial do Estado hoje está bem distante. O caminho para retornar é longo. Para retornar, precisa ficar entre os dois primeiros colocados da divisão B. 

Essa divisão, inclusive, inicia nesta sexta-feira (05). A fase regional dos Jap’s será em Guaraniaçu e o primeiro desafio das meninas do Ladir é justamente contra as anfitriãs. A partida de Cascavel contra Guaraniaçu será às 16h30, no ginásio Antônio Ferreira da Costa. No sábado (06), o confronto será contra Lindoeste, às 13h30, no mesmo local. Por fim, no domingo (07), Cascavel joga contra Capitão Leônidas Marques, às 11h30. Estas três partidas serão válidas pela etapa classificatória. Passando por ela, Cascavel disputa as semifinais da fase regional, novamente em Guaraniaçu, nos dias 13 e 14 de julho. Caso seja campeão, o time se classifica para a fase final da divisão B dos Jogos Abertos do Paraná, que será no município de Ivaiporã, no mês de agosto. E aí, se chegar no jogo decisivo, o time já disputa a divisão A dos Jap’s ainda este ano, em Toledo.

O caminho é longo. E neste primeiro passo Ladir Salvi terá problemas. Ele não poderá contar com várias jogadoras, que fazem parte da equipe, mas que não poderão participar destes primeiros três jogos. “A dificuldade para nós está no fato de não poder contar com atletas que não puderam vir para Cascavel. Caso da Marieta, nossa central titular, que foi campeã com a nossa equipe. A Verônica só vai poder disputar a fase final da divisão B. E também não terá a levantadora Dedé, que deve reforçar o time nas semifinais da fase regional. A gente espera que, com a equipe que está aí, consigamos superar todos os adversários. Lógico, sempre é possível que tenhamos algumas surpresas. Mas a tendência é a gente se classificar”, disse o professor, que não terá a jogadora Amanda Brock. A atleta optou por deixar a equipe. 

Reforço

Mas o time terá reforços para o início da trajetória nos Jap’s. O treinador conta com a central Taciane, jogadora de 27 anos. Ela promete dominar o meio de rede com seus 1,94 de altura. A atleta é natural de Alagoas, mas mora na cidade de Santos. Taciane passou por alguns clubes de expressão do voleibol brasileiro, como Pinheiros, Franca, e Maranhão. Em 2016, foi adversária de Cascavel na Superliga B quando atuava pelo time de Leme. Este ano, ela disputou novamente essa competição por Londrina. “Eu já conhecia o time de Cascavel. Joguei contra na Superliga B de 2016. É um time bastante entrosado e tem tradição nas categorias de base. Então com isso vem tendo um grande crescimento”, disse a jogadora. 

Taciane se diz pronta para este grande desafio do time cascavelense, que é a disputa da fase regional dos Jap’s. “A gente está treinando forte, eu vim para completar o grupo, e a gente quer muito isso. Vamos suar essa camisa a todo o momento”, disse ela. 

Além de Taciane, Ladir Salvi terá em ação nos Abertos em Guaraniaçu a central Ana Fran, as ponteiras Tanielly, Rossoni, Camila e Marina, que pertence ao time dos Jogos da Juventude, a levantadora Lizandra, a ponteira/oposta Marcela e a líbero Alana. 


Jogos Abertos

A abertura oficial da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) será no será nesta sexta (05), às 19h30, no ginásio Onofre Garbacheski. Além do vôlei feminino, Cascavel terá equipes em disputa no vôlei masculino, basquete (feminino e masculino), futsal feminino, futebol e bocha (masculino).