Esportes

Mudança brusca no ‘mata-mata’ da Chave Ouro

02 out 2017 às 09:28

No post “Façam suas apostas no Paranaense da Chave Ouro, do dia 28 de setembro, publique o chaveamento das quartas de final da competição e fiz uma série de projeções de quais clubes podem fazer a decisão do Estadual neste ano. Pois é... Algumas daquelas projeções se tornaram impossíveis. Por exemplo, o Cascavel Futsal poderia fazer uma final inédita com o Marreco de Francisco Beltrão. Agora, não pode mais, já que os dois clubes, caso avancem na competição, se enfrentam nas semifinais. Isso por conta de uma correção que a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) fez na última sexta-feira (29).

No regulamento específico da competição, que ainda está disponível no site da Federação, consta que os confrontos das quartas de final seriam definidos da seguinte forma a partir do término da fase inicial: Grupo A: 1º x 8, Grupo B: 2º x 7º, Grupo C: 3º x 6º e Grupo D: 4º x 5. Até aí tudo bem. Com o fim da primeira fase os confrontos das quartas ficaram da seguinte maneira: Cascavel Futsal x Campo Mourão; Marechal x São Lucas; Pato Futsal x Guarapuava e Marreco x Foz Cataratas.

Só que para a definição dos duelos das semifinais, o regulamento mostrava o seguinte cruzamento: Vencedor do Grupo A x Vencedor do Grupo C e Vencedor do Grupo B x Vencedor do Grupo D.

A FPFS emitiu uma errata para os clubes fazendo a correção destes cruzamentos. Agora, o vencedor do Grupo A (Cascavel Futsal x Campo Mourão) vai enfrentar o vencedor do Grupo D (Marreco x Foz Cataratas) na semifinal. O outro confronto das semifinais será entre o vencedor do Grupo B (Marechal x São Lucas) e o vencedor do Grupo C (Pato Futsal x Guarapuava).

O detalhe é que este cruzamento é o correto e é usado em outras competições. Por exemplo, os campeonatos estaduais de futebol, em que oito equipes avançam para as quartas de final, este sistema é usado. O problema é que a correção foi tardia e deferia ser feita no decorrer da primeira fase, antes da definição dos confrontos das quartas de final. Mesmo assim, o clubes vão acatar a mudança. Mas caso alguém se sinta lesado por isso, pode até exigir o cumprimento do que consta no regulamento.

Bom para a Serpente Tricolor

Outra correção feita pela FPFS beneficia o Cascavel Futsal. Na versão errada do regulamento, que fala sobre o critério para definir quem será o mandante no segundo jogo dos play-offs, consta que “o segundo jogo será realizado no ginásio da equipe que tiver a melhor classificação na somatória de pontos na competição”. Sendo assim, os pontos adquiridos nos jogos das fases de ‘mata-mata’ seriam acrescidos na classificação geral para definir os mandos da final, por exemplo.

A FPFS fez a correção e agora “o segundo jogo será realizado no ginásio da equipe que tiver a melhor classificação na somatória de pontos na primeira fase da competição”. Logo o Cascavel Futsal, que foi o time de melhor campanha na fase inicial, vai fazer os jogos de volta das quartas, das semifinais e da final no ginásio da Neva. Claro, desde que avance no torneio.

A Serpente Tricolor vai fazer o primeiro jogo das quartas de final contra o Campo Mourão no próximo sábado (07), às 19 horas, no ginásio Valternei de Oliveira, em Campo Mourão. O jogo de volta deve ocorrer no dia 13 de outubro, uma sexta-feira, no ginásio da Neva.

Outros jogos

A fase de quartas de final foi aberta na última sexta-feira (29) e o Marechal empatou com o São Lucas em 1 a 1, em Paranavaí. O jogo de volta e os outros duelos das quartas de final ainda não tiveram as datas homologadas pela FPFS.

Isso porque os times ainda têm compromissos pela Liga Nacional. Nesta quarta (04), o Marechal visita a Assoeva, no Rio Grande do Sul. E no sábado (07), o Marreco encara o Jaraguá, em Santa Catarina. Um paranaense já está garantido nas quartas de final da Liga. No sábado (30), o Foz Cataratas venceu o Pato Futsal por 2 a 1 e avançou na competição. O time da fronteira espera o vencedor de Carlos Barbosa e Minas.