Esportes

Nas remadas de Ana Paula Vergutz

28 ago 2019 às 18:38

Ana Paula Vergutz é uma unanimidade entre os canoístas de Cascavel. Mais do que isso: ela serve de espelho para todos eles. Nos treinamentos, o comando de voz da experiente atleta ecoa na mente dos atletas do Clube Regatas Cascavel (CRC). Dizendo assim, até parece que ela trata os companheiros de esporte aos berros. Muito pelo contrário. Ana Paula orienta os canoístas com uma conversa serena. Isso aumenta a admiração de todos por ela. Já o currículo construído na canoagem serve de inspiração para os mais jovens. Ana Paula acabou de retornar dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, onde conquistou mais uma medalha de bronze. Esta foi a terceira participação da canoísta no Pan. A atleta cascavelense também esteve nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Ana Paula irá reforçar o CRC no Campeonato Brasileiro de Canoagem. O evento será disputado na raia do Lago Paranoá, em Brasília. A competição inicia nesta quinta-feira (29) e encerra no domingo (01). Ana Paula fará companhia a mais vinte atletas que embarcaram para a Capital Federal para a disputa do Brasileiro. Esta será a primeira competição de Ana depois do Pan, em Lima. “A gente vai com uma expectativa boa. Eu tirei umas férias forçadas, mas não abri mão dos treinamentos no período da tarde visando essa competição. Continuei treinando porque Campeonato Brasileiro não uma competição em que gente pode desprezar. Tem adversários fortes, mas continuei treinando mesmo estando de férias”, disse a atleta.

Ana Paula tem uma vasta experiência em competições nacionais. E sabe bem o que o Brasileiro representa, principalmente para os atletas mais jovens. “É o maior campeonato nacional. É muito importante para todos do clube e a gente espera que eles consigam executar o melhor desempenho possível e consigam colocar em prática tudo aquilo que eles vêm treinando. Se isso acontecer a gente já fica muito feliz por eles, independente de conquistar medalhas ou não”, disse a atleta.

Projeto olímpico

Ana Paula tem em mente um objetivo concreto: conquistar a vaga nas Olimpíadas de Tóquio no ano que vem. A primeira oportunidade seria no Mundial da Hungria, na semana passada. Mas em decisão tomada em conjunto com a comissão técnica, a canoísta abriu mão da disputa do Mundial e inicia toda a preparação para o torneio pré-olímpico no ano que vem. Na visão de Ana Paula, sair do Pan e ir para o Mundial poderia comprometer todo o projeto olímpico. “Depois do Campeonato Brasileiro eu já começo todo o ciclo para 2020”, explicou ela.

Jovens

O Campeonato Brasileiro de Canoagem em Brasília deve reunir mais de 600 atletas de todo o país. Como disse Ana Paula, se trata de uma competição de peso para os jovens atletas pois são os resultados dessa competição que definem quem consegue bolsas de incentivo ao esporte. O CRC tem se destacado em competições nacionais. No ano passado, ficou com o sétimo lugar. Mas em abril desse ano, foi campeão da Copa Brasil de Canoagem, em São Paulo. O desempenho de todos os atletas é fundamental para que o clube saia ganhando.

Pedro Lucas Tosi, de dez anos, participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro. Ele esteve na Copa Brasil neste ano e deu o seu auxílio para a conquista do CRC. Em Brasília, ele tem as próprias metas traçadas. “E uma expectativa muito grande porque é o meu primeiro Brasileiro, um campeonato com muitos atletas e ainda vai ser em Brasília, um lugar que eu não conheço. Tenho a expectativa de tentar ganhar uma medalha pelo menos”, disse.