O primeiro jogo oficial do Cascavel Futsal, em 2017, foi o clássico contra o atual campeão Marechal. Os dois times se enfrentaram no dia 25 de março, no ginásio da Neva. A Serpente Tricolor surpreendeu o rival e fez 7 a 3, na partida que abriu o Campeonato Paranaense da Chave Ouro.
A campanha do Cascavel Futsal também surpreende nesta temporada. O time do técnico Nei Victor está invicto há oito jogos e é também a equipe com o maior número de vitórias no campeonato: 9 no total. Não há dúvidas que os adversários passaram a olhar a Serpente Tricolor com mais cautela. No caso específico do Marechal, que já perdeu para o Cascavel Futsal, vai ter uma dose extra de cautela no confronto programado para a noite desta terça-feira (22), às 19h15, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon, pelo returno da primeira fase.
O clássico ganhou um atrativo a mais: além de ser um confronto cheio de rivalidade, por natureza, passou a ser um confronto direto na tabela de classificação da Chave Ouro. O vencedor do jogo vai assumir a liderança isolada da competição. Nesse quesito, o Cascavel Futsal tem uma ligeira vantagem e vai precisar apenas de um empate na condição de visitante para assumir a ponta. O time tem 29 pontos e já estava na liderança isolada. Mas perdeu este posto com o empate do Pato Futsal. A equipe de Pato Branco ficou no 0 a 0 com o Campo Mourão, mesmo jogando em casa. Com isso, também foi aos 29 pontos. Cascavel Futsal e Pato empatam no primeiro critério de desempate que é o confronto direto (uma vitória para cada lado). Mas a Serpente Tricolor perde no saldo de gols (20 a 19).
A sequência de quatro vitórias consecutivas nos últimos jogos e a invencibilidade de dez jogos colocaram o Marechal na briga pela liderança. A última derrota do Marechal pelo Paranaense ocorreu no dia 12 de maio, quando perdeu em casa para o Foz Cataratas.
Depois de superar o Toledo Futsal no sábado passado por 1 a 0 como visitante, o time do técnico Paulinho Sananduva assumiu a terceira posição com 28 pontos ganhos. Sendo assim, o atual campeão paranaense precisa da vitória para se tornar líder da Chave Ouro.
Números
Com a ajuda do amigo Wilmar Güttges, do Plantão Esportivo da Rádio Difusora, de Marechal Cândido Rondon, eis os números do clássico entre Marechal e Cascavel Futsal. Foram 51 jogos na história, sendo 21 vitórias do Marechal, 14 empates e 16 vitórias da Serpente Tricolor. O confronto de hoje será o 36º na história do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Como recordamos acima, no último clássico deu Cascavel Futsal com a vitória por 7 a 3. Mas o Marechal não perde para o Marechal no ginásio Ney Braga desde o dia 03 de setembro de 2014.