O ano de 2019 começou bem promissor para o Cascavel Futsal. Nova comissão técnica e elenco um pouco mais qualificado em relação às temporadas anteriores. O time teve excelente desempenho tanto na Liga Nacional quanto no Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Na Liga, fechou a fase inicial em quinto lugar. E no Estadual foi o quarto colocado na primeira fase. Mas quando vieram os confrontos de mata-mata vieram também as decepções. O Cascavel Futsal caiu nas oitavas da Liga para o Jaraguá e foi eliminado nas quartas de final da Chave Ouro para o Marreco. Ou seja, a expectativa boa foi suprimida pela melancolia neste fim de temporada. Para piorar, a torcida ainda viu o ex-técnico Nei Victor conduzir o Umuarama às semifinais do Estadual.
O ano do Cascavel Futsal só não terminou porque o time tem a Liga Paraná pela frente. Nesta terça (29), a Serpente Tricolor encara o Dois Vizinhos, às 19h45, no ginásio Elvira Menin, em Santa Tereza do Oeste. Em tese, o time de Cassiano Klein é favorito no confronto. Mas passou a ser um jogo de risco para o Cascavel Futsal. O Dois Vizinhos eliminou o Pato Futsal nas quartas de final do Paranaense da Chave Ouro. No último sábado, derrotou o atual campeão da Liga por 4 a 3 dentro do ginásio Dolivar Lavarda e avançou para a próxima fase para encarar o Marreco de Francisco Beltrão.
O elenco do Cascavel Futsal lamenta as duas eliminações, mas quer salvar a temporada se mantendo na disputa do título da Liga Paraná. Para isso, precisa passar pelo Dois Vizinhos. Uma vitória no jogo de ida encaminha a classificação para a partida de volta, que será no próximo sábado (02), no ginásio Teodorico Guimarães, em Dois Vizinhos. “Claro que a gente fica sentido de ter saído precocemente das duas competições. A gente almejava ir mais além, mas assim é o esporte. Pelé já perdeu. Maradona já perdeu. E o Cascavel Futsal, em outros momentos, também já perdeu. E nós viemos para cá para ter um resultado melhor possível. Acho que na primeira fase das duas competições nós fomos grandes. Mas nos playoffs, infelizmente, a gente não conseguiu fazer o que vinha fazendo. O que resta para nós é aprender o máximo com isso, tirar o máximo de informações para seguir nessa jornada”, disse o treinador.
O Cascavel Futsal encarou o Dois Vizinhos em duas ocasiões na fase inicial do Paranaense da Chave Ouro. No primeiro encontro, venceu o adversário por 2 a 1, no dia 20 de abril, em Dois Vizinhos. Mas depois, no dia 23 de julho, empatou em 3 a 3. No placar agregado, resultados como estes podem colocar o Cascavel Futsal na próxima fase. O detalhe é que os confrontos de ‘mata-mata’ têm sido o ‘pandemônio’ do Cascavel Futsal. O time caiu nos dois últimos duelos nesse sistema na Liga Nacional. E foi eliminado nos três últimos confrontos pelo Paranaense da Chave Ouro. Este ano, só conseguiu a classificação no mata-mata quando passou pelo Siqueira Campos com duas vitórias, na primeira fase da Liga Paraná. O formato da Liga é um pouco diferente das duas competições em que o Cascavel Futsal foi eliminado. Na Liga Paraná, dois resultados iguais ou uma vitória para cada lado levam a partida para a prorrogação. Aí não há vantagem para nenhuma equipe. Quem vencer avança. E se permanecer o empate, a decisão será nos pênaltis.