Esportes

O desejo de conquistar o Estado do Paraná

17 mai 2019 às 14:37

Para muitos atletas do Taekwondo do Paraná, a presença no Campeonato Paranaense da modalidade representa o apogeu. O torneio que inicia nesta sexta-feira (17) e se encerra no próximo domingo (19) é também uma espécie de trampolim para competições de maior importância. Os atletas campeões estaduais terão o privilégio de representar o Paraná no Super Campeonato Brasileiro, que será no Rio de Janeiro, entre os dias 14 a 18 de agosto. “Esta vai ser a 36ª edição do Campeonato Paranaense da modalidade. É o maior evento do Estado organizado pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD). Hoje contamos com 740 atletas inscritos, com mais de 36 cidades participantes. Ou seja, estamos com números bem expressivos. Quem conseguir triunfar em Londrina, que for campeão nessa competição seletiva, se classifica para o Super Campeonato Brasileiro, em agosto”, explicou Ricardo Zimmer, presidente da FPTK.

As disputas do Campeonato Paranaense de Taekwondo serão no ginásio Moringão, em Londrina. A solenidade de abertura será nesta sexta-feira (17). A organização é de responsabilidade da FPTK, em conjunto com o Instituto Paranaense de Esporte e Cultura.

Ricardo Zimmer também é técnico da Associação Oeste-Paranaense de Taekwondo (AOPTKD) e terá 35 atletas sob sua tutela na competição estadual. Onze deles são lutadores que treinam diariamente no centro de treinamento Zimmer. Outros dez lutadores fazem parte do polo do Jardim Consolata e treinam com o professor Claudio Matheus. O polo Dei Bambine, do professor Eurico Chagas, terá 12 atletas. E o polo do Santa Cruz terá mais dois lutadores em disputa. Ambos são treinados pelo próprio Zimmer.

São muitos os lutadores com condições de garantir o ‘passaporte’ para o Rio de Janeiro, atletas com experiência nessa competição estadual. Casos de Lara Maria Brasil, os irmãos Fábio Junior Santiago e Fabiana Santiago, além de Paulo Henrique Rachael. Mas outros lutadores cascavelenses também almejam o ‘topo do Paraná’. Willian dos Santos, de 17 anos, luta o terceiro estadual na categoria Juvenil. Para ele, a maior dificuldade será desbancar os anfitriões de Londrina. A equipe do norte paranaense deve ser maioria na competição. “O Paranaense é uma competição muito importante e nos dá vaga no Campeonato Brasileiro. Londrina leva vantagem na quantidade, mas temos condições de desbancar os donos da casa. Vamos dar o nosso melhor lá”, disse ele.

Ricardo Zimmer está confiante nos bons resultados. “A pretensão nesse ano é ficar entre as cinco melhores do Estado. Esse evento é realizado no norte do Paraná e lá temos várias equipes muito boas, é uma região muito forte no Taekwondo. Mas a gente tem um objetivo bem claro: na seletiva, queremos buscar os três melhores postos. E fazer com que nossa equipe possa terminar entre os cinco primeiros lugares na classificação geral”, disse Zimmer.