Esportes

O dolorido caminho até a elite do voleibol

20 mai 2019 às 18:41

Há poucos anos, Cascavel era referência no voleibol de base. Por duas vezes, a equipe foi campeã paranaense juvenil. Hoje tenta retomar esse posto. Só que, para isso, terá que galgar o retorno para a primeira divisão estadual. O caminho até a elite vai ser bem dolorido para as meninas da AABB, de Cascavel, que representam a cidade no Campeonato Paranaense Sub-19 Série B. E digo isso no mais puro sentido da palavra. As meninas treinadas pelo técnico Lucas Figueira foram as anfitriãs da etapa de abertura da competição no último fim de semana. E tiveram que encarar as dores físicas para que o time tivesse um bom desempenho na etapa cascavelense. A AABB fez cinco jogos entre sexta (17) e domingo (19), no ginásio do Colégio Auxiliadora, com quatro vitórias e apenas uma derrota. Desse modo, o time cascavelense ficou em segundo lugar na tabela de classificação com os mesmos 12 pontos do líder São José dos Pinhais. As meninas teriam terminado a etapa na ponta se não fossem as lesões.

A trajetória na Série B começou com uma vitória por 3 sets a 1 sobre Guarapuava, na noite de sexta, com parciais de 26/24, 18/25, 25/21 e 25/20. No sábado (18), foram mais dois jogos. Cascavel derrotou Castro de maneira tranquila por 3 sets a 0 (25/13, 25/9 e 25/13) e à noite enfrentou Ponta Grossa com mais uma vitória bem mais sofrida por 3 sets a 2. E foi um resultado sofrido em todos os sentidos da palavra. Cascavel vencia por 2 a 0 quando Nicoly sofreu uma lesão. “O time sentiu isso e perdeu os dois sets seguintes”, resumiu Lucas. Mas conseguiu fechar o jogo em 3 a 2 (25/15, 25/20, 19/25, 29/31 e 15/6).

No domingo foram mais dois jogos. No primeiro deles, realizado na parte da manhã, Cascavel mostrou sua força e fez 3 a 0 em São José dos Pinhais, justamente o líder do campeonato, com parciais de 25/19, 25/18 e 25/17. Se vencesse o jogo da tarde contra Toledo, as meninas fechariam a etapa na liderança. Mas as lesões atrapalharam. Helo se contundiu na partida contra São José e não teve condições de entrar em quadra. Nicoly, que havia se machucado na noite anterior, foi para o sacrifício. O time até começou bem a partida e venceu os dois primeiros sets. Mas sofreu a virada de Toledo por 3 a 2, parciais de 27/25, 25/13, 23/25, 22/25 e 7/15. Este resultado colocou São José dos Pinhais na liderança, com Cascavel em segundo. Ambas as equipes somam 12 pontos. Na briga pelo acesso estão Arapongas com 11, Guarapuava e Toledo com 8.

Lucas Figueira fez um balanço positivo dessa etapa de abertura do Paranaense Sub-19 de vôlei. “Como foi a primeira etapa, não conhecíamos as equipes adversárias. Mas tivemos um ótimo resultado. A nossa equipe sacou muito bem e isso dificultou para as adversárias. Porém, ainda temos que fazer alguns ajustes. Estamos errando muito durantes os jogos e isso complica. Mas estamos no caminho certo. Nossa equipe é composta com todas as meninas de Cascavel. Isso é resultado do trabalho de base no município”, disse.

A competição será dividida em três etapas. A segunda etapa será disputada nos dias 18 a 20 de julho, em Telêmaco Borba. Nesta etapa, serão realizadas mais seis rodadas que vão definir os oito classificados para a fase final, programada para os dias 08 a 10 de novembro, em Guarapuava.