A estreia do Cascavel Futsal na edição de 2020 será neste sábado (14), às 19h30, no ginásio da Neva, contra o Palmas. O jogo irá marcar o retorno da Serpente Tricolor ao ‘ninho’ genuíno.
Formato
Em 2020, o Campeonato Paranaense da Série Ouro teve uma mudança na fórmula de disputa. Na fase inicial, os 14 times se enfrentam entre si em turno único. Isso reduziu o número de partidas e beneficiou os seis times que também disputam a Liga Nacional. No ano passado, a fase inicial foi disputada em turno e returno. Com isso, a edição de 2019 teve 196 jogos. Já o campeonato de 2020 terá 133 partidas.
Doze times avançam na competição e os dois últimos serão rebaixados para a Série Prata. Os quatro primeiros colocados se classificam direto para a terceira fase, as quartas de final. Os outros oito classificados disputam a segunda fase, em jogos de mata-mata, e vão definir os outros quatro classificados para as quartas de final.
Outra mudança significativa foi o fim das disputas de pênaltis. Agora, os times que tiverem as melhores campanhas terão a vantagem de jogar pelo empate numa prorrogação em caso de dois resultados iguais nos playoffs (dois empates ou uma vitória para cada lado independente do placar). Quem somar quatro pontos (uma vitória e um empate) nos dois jogos segue adiante. Os times mais bem classificados terão a vantagem de fazer o jogo de volta do mata-mata em casa.
Times de Liga
O Cascavel Futsal tem cinco títulos do Campeonato Paranaense da Série Ouro. E irá disputar a Liga Nacional pela 11ª primeira vez este ano. O time deseja fazer uma campanha mais vistosa nessa competição. Mas a meta é recuperar o protagonismo no Estadual, por isso, Cassiano Klein terá um elenco ainda mais qualificado em relação a 2019, seu primeiro ano de clube. No entanto, a concorrência no Estado será grande com os outros cinco times de Liga Nacional.
A hegemonia no Paraná pertence ao Foz Cataratas, que venceu as duas últimas edições do Estadual. Em 2018, superou o Marreco na decisão por pênaltis. E em 2019 venceu os dois jogos decisivos contra o surpreendente Dois Vizinhos. Com isso, o Foz Cataratas recolocou a Terra das Cataratas no apogeu do futsal paranaense. No passado, o Foz Futsal levantou a taça em três ocasiões.
Quem promete força no Paraná é o Pato Futsal. O time foi campeão estadual em 2017. E depois disso conquistou a Liga Nacional em duas ocasiões (2018 e 2019). Aliás, é o único time do Paraná a faturar a Liga. O elenco campeão teve muitas alterações, mas o time do sudoeste fez altos investimentos e reformulou a equipe com reforços significativos. E manteve o técnico Sérgio Lacerda, que conduziu o Pato Futsal a todos os títulos mais importantes da história do clube.
No sudoeste, o Marreco perdeu o título de 2017 justamente para o Pato. Em 2018, mais um vice-campeonato, quando foi superado pelo Foz. Já no ano passado, o time caiu nas semifinais para o Dois Vizinhos depois de eliminar o Cascavel Futsal. O consolo para o Marreco foi o título da Liga Paraná. Porém, o elenco para esta temporada é um pouco mais enxuto. O técnico Serginho Bigode perdeu alguns de seus principais jogadores. Pedro Rei foi para o Carlos Barbosa. E o pivô Sinoê foi para o Campo Mourão. O novo time de Sinoê é mais um representante do Paraná na Liga Nacional. E quer lutar pelo inédito título do Estadual esse ano. Sinoê foi a principal contratação, mas o Campo Mourão investiu alto no elenco.
O sexto time do Paraná na Liga é o Umuarama, que está retornando ao protagonismo do passado. Dono de duas taças na década passada, chegou nas semifinais do Estadual de 2019. Isso graças ao técnico Nei Victor. E Nei será o técnico com o maior número de títulos estaduais em ação na Série Ouro de 2020. Ele levantou cinco taças com o Cascavel Futsal. Baiano ganhou seis títulos, mas irá dirigir o Guarapuava na Série Prata.
Outros times
Mais oito times estão na disputa da Série Ouro 2020. O tricampeão Marechal, que tinha o patrocínio da Copagril, encerrou as atividades do profissional. Mas o Marechal Futsal herdou a vaga e tentará manter a cidade de Marechal Cândido Rondon competitiva nas quadras. O oeste paranaense, além de Cascavel e Marechal, ainda conta com o Toledo.
O sudoeste não é apenas Pato e Marreco. A região terá a maioria dos times no Estadual: Dois Vizinhos, Ampére e o Chopinzinho, que veio da Série Prata, estão na disputa. O sul do Estado conta com o Palmas, time que estreia contra o Cascavel Futsal neste sábado (14). Duas equipes vão representar a outra extremidade do Paraná. O São José dos Pinhais, que já disputou a Série Ouro em 2019, e o Siqueira Campos, que representa o nordeste paranaense e que também veio da segunda divisão.
Os campeões
1995 – Clube Curitibano
1996 – Foz Futsal
1997 – Foz Futsal
1998 – São Miguel
1999 – São Miguel
2000 – São Miguel
2001 – Foz Futsal
2002 – São Miguel
2003 – Cascavel Futsal
2004 – Cascavel Futsal
2005 – Cascavel Futsal
2006 – Atlético Patobranquense
2007 – Umuarama
2008 – Umuarama
2009 - Marechal
2010 – Guarapuava
2011 – Cascavel Futsal
2012 – Cascavel Futsal
2013 – Marechal
2014 – Guarapuava
2015 – Guarapuava
2016 – Marechal
2017 – Pato Futsal
2018 – Foz Cataratas
2019 – Foz Cataratas
1ª rodada - Sábado, 14/03
Cascavel Futsal x Palmas - 19h30
Pato Futsal x Siqueira Campos 20h15
Foz Cataratas x Ampére 20h15
1ª rodada- Sábado, 14/03
Marechal x Chopinzinho 20h05
Marreco x Toledo 20h30
Dois Vizinhos x Umuarama 20h30