Esportes

O duelo ‘das feras’ na Liga Nacional

29 jun 2019 às 12:31

A Liga Nacional tem um encontro entre duas feras neste sábado (29). Será o duelo do réptil ofídio contra o rei dos mares. O Cascavel Futsal recebe o Tubarão às 19 horas, no ginásio da Neva. Claro que é uma brincadeira com os nomes das duas equipes que carregam os nomes de suas respectivas cidades. O detalhe é que ambos fazem campanhas surpreendentes nesta edição da Liga. O Tubarão tem a quarta melhor campanha com 22 pontos ganhos. E o Cascavel Futsal tem uma incrível sequência de cinco vitórias seguidas no torneio e vem logo atrás, em sétimo lugar, com 18 pontos. Logo, pela proximidade dos dois times na tabela de classificação, o duelo deste sábado se enrobusteceu e ganhou requintes de confronto direto.

E cada ‘fera’ pretende usar os seus mecanismos de combate. O Tubarão tem como virtude o ataque. O time marcou 37 gols e só fez menos que o líder Sorocaba, que anotou incríveis 51 gols. Portanto, é dono do segundo melhor ataque da competição. Dos 37 gols no torneio, sete são do pivô Ronaldo, jogador que defendeu o Cascavel Futsal no ano passado. Em 2018, o camisa 9 foi o artilheiro da Serpente Tricolor com 29 gols. Ronaldo marcou 15 na Liga Nacional, dez no Campeonato Paranaense da Chave Ouro e mais quatro nos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). Pelo visto, ele tem repetido o bom desempenho no time catarinense. E é uma arma que precisa ser neutralizada, como disse Madson, que foi companheiro de Ronaldo no ano passado. “A gente sabe que é um jogador de qualidade, que tem faro de gol. E a nossa virtude é a marcação. Só assim poderemos anular o Ronaldo”, explicou o camisa 10 do Cascavel Futsal.

Madson lembrou bem da grande virtude da Serpente Tricolor na Liga. O time tem a defesa menos vazada do torneio com apenas 16 gols sofridos. E conta ainda com outras armas. Eliabe Figueiredo, auxiliar-técnico de Cassiano Klein, trabalhou no Tubarão nos últimos anos. E passou algumas informações pertinentes ao treinador. “Destaquei alguns fatores para o Cassiano, que a gente trabalhava muito lá quando eu estive com eles. Eles usam muito o jogo de goleiro-linha, é uma jogada muito forte, inclusive, assim, conseguiram buscar um resultado de empate em 5 a 5 com o Marechal no jogo anterior dessa forma”, disse Eliabe.

Mas Cassiano Klein, que tem uma vasta experiência no futsal catarinense, já que também atuou por lá nos últimos anos, sabe das virtudes do adversário. Inclusive, ele perdeu o título estadual de Santa Catarina no ano passado quando defendia o Joaçaba para este mesmo Tubarão. “O Tubarão é uma equipe muito competitiva e muito bem ajustada pelo Gordo (treinador). Fizemos vários duelos no ano passado e é um time que está fazendo uma excelente Liga Nacional. Se a gente conseguir vencer o jogo de hoje vamos ficar apenas um ponto atrás do time de Tubarão. Então é uma grande oportunidade para nós que para continuemos subindo”, disse o treinador.

 

Fregueses?

O Cascavel Futsal terá outro ‘veneno’ importante para o confronto: o bom desempenho contra os representantes de Santa Catarina. Este será o quinto duelo contra times do estado vizinho. Até agora, foram três vitórias e apenas uma derrota. Os resultados positivos foram todos construídos no ginásio da Neva: 3 a 1 sobre Blumenau, 3 a 0 sobre Joaçaba e 2 a 1, de virada, sobre o Jaraguá, no sábado passado. A única derrota ocorreu em território catarinense quando o Cascavel Futsal foi superado pelo Joinville por 2 a 1. Aliás, aquela foi a última derrota do Cascavel Futsal na Liga. De lá para cá, o time acumulou cinco vitórias seguidas.

No último encontro entre Cascavel Futsal e Tubarão, no entanto, a vitória foi do time catarinense por 2 a 1, na edição da Liga do ano passado.