Esportes

O que está em jogo na última rodada do Estadual?

05 mar 2022 às 11:02

Depois de uma semana com bom aproveitamento dos times paranaenses na Copa do Brasil, o ‘tempo virou’ para os representantes do Estado no torneio. Cascavel, Azuriz e Coritiba avançaram. Esta semana, foram três eliminações. O Paraná Clube caiu diante do Pouso Alegre. Se bem que, pela situação do Paraná Clube, a eliminação na primeira fase já era esperada. No entanto, as quedas de Londrina e Operário de Ponta Grossa surpreenderam. Os dois são times de Série B do Campeonato Brasileiro e caíram na primeira fase para equipes da quarta divisão nacional. O Tubarão foi eliminado pelo Ceilândia do Distrito Federal com a derrota por 2 a 0. Já o Fantasma perdeu para o Real Noroeste do Espírito Santo por 2 a 1. Agora, competição nacional para estas duas equipes nesta temporada é apenas a Série B. Obviamente, depois do fracasso na Copa do Brasil, o Campeonato Paranaense ganhou ainda mais importância para o atual campeão Londrina e para o Operário de Ponta Grossa.

Fim de semana

A última rodada da fase de classificação do Estadual será realizada no próximo domingo (06) com todos os jogos no mesmo horário: 16 horas. A rodada irá definir o último classificado para as quartas de final, os confrontos da próxima fase e o último rebaixado. O Cascavel quer manter os 100% de aproveitamento dentro do Estádio Olímpico Regional e recebe o Athletico-PR. O jogo é um confronto direto, já que a Serpente Aurinegra aparece na quarta posição com 18 pontos, um a mais que o Furacão que ocupa o sexto lugar. O Cascavel ainda pretende terminar esta fase na liderança. Porém, além de derrotar o time da Capital, necessita de uma combinação de resultados. Coxa e Maringá precisam empatar o jogo. E o Operário de Ponta Grossa não pode derrotar o Azuriz em casa. O mais provável para o time de Tcheco é que consiga subir uma posição na tabela em caso de vitória. De qualquer modo, o resultado positivo garante o time cascavelense entre os quatro primeiros, o que lhe dará a vantagem de fazer o jogo de volta das quartas de final em casa. É bom lembrar que os resultados dos jogos do mata-mata são inseridos na classificação geral. Ou seja, terminar em primeiro lugar na primeira fase não é garantia de fazer o jogo de volta até a decisão.

Agora, se for derrotado pelo Furacão no domingo, o Cascavel poderá perder duas posições na tabela e terminar essa fase em sexto. Além de ser ultrapassado pelo próprio Athletico-PR pode perder a posição para o Cianorte, que passa com vitória ou um empate. Até o Londrina pode passar o Cascavel, porém, precisaria de uma boa vitória sobre o Cianorte para tirar o saldo de gols. Tubarão e Leão do Vale jogam no Estádio do Café.

Na parte de cima da tabela, tem confronto direto. O líder Maringá, que tem 19 pontos, visita o Coritiba, no Couto Pereira. O Dogão só depende de si para garantir a ponta, mas para isso terá que derrotar o Coxa. No entanto, o Coritiba, hoje terceiro colocado com 18, também almeja a primeira posição. 

Foto André Jonsson/OFEC 

Quem avança e quem cai

Maringá, Operário, Coritiba, Cascavel, Cianorte e Londrina estão classificados. A última vaga está em disputa por dois times: Independente São Joseense e Azuriz. O time de São José dos Pinhais joga fora de casa e visita o União, em Francisco Beltrão. O time fica com a vaga em caso de vitória. Hoje, o Independente é o oitavo colocado com 13 pontos. O Azuriz é o novo com onze. Para se classificar, precisa de uma combinação de resultados. Além de derrotar o Operário, no Germano Krüger em Ponta Grossa, necessita que o Independente não vença o Azuriz. Se essa combinação ocorrer, os dois times ficariam empatados com 14 pontos. Porém, o Azuriz ficaria com uma vitória a mais e avançaria. No entanto, a meta principal do Azuriz já foi alcançada e o time garantiu a permanência na elite. Agora, volta as atenções para a próxima fase da Copa do Brasil e irá enfrentar o Mirassol. O jogo da Gralha Azul contra os paulistas foi confirmado para a próxima quarta-feira (09), em Pato Branco.

O Independente deve ficar com a vaga. No entanto, irá enfrentar um time que luta contra o rebaixamento. O União é o vice-lanterna com sete pontos e precisa desesperadamente da vitória. O detalhe é que o time de Francisco Beltrão não depende só de si. Além de vencer conta com uma derrota do concorrente direto nessa luta: o Rio Branco de Paranaguá. O problema para o União é que o Leão da Estradinha vai jogar em casa contra Paraná Clube, um time em frangalhos. O Tricolor da Capital foi rebaixado no Campeonato Paranaense pela segunda vez com uma rodada de antecedência. E ainda foi eliminado na Copa do Brasil. UO Rio Branco corre riscos de rebaixamento, porém, se livra com uma vitória no Gigante do Itiberê e rebaixa o União. Um empate do Rio Branco contra o Paraná Clube já serve para o União, desde que vença o Independente. Nesse caso, evitaria o rebaixamento pelo saldo de gols. Hoje, o União tem saldo menos seis contra um saldo de menos nove gols do Rio Branco. Apesar de ter poucas situações em disputa, a última rodada do Campeonato Paranaense promete fortes emoções no próximo domingo.

CAMPEONATO PARANAENSE

11ª rodada – Domingo - 06/03

Cascavel x Athletico-PR - 16h – Estádio Olímpico

Operário x Azuriz - 16h00 – Germano Krüger

Coritiba x Maringá - 16h00 – Couto Pereira

Rio Branco x Paraná Clube - 16h00 – Gigante do Itiberê

União x Independente - 16h00 – Estádio Anilado

Londrina x Cianorte – 16h – Estádio do Café


CLASSIFICAÇÃO

TIME

P

J

V

E

D

GP

GC

S

1 Maringá

19

10

6

1

3

11

7

4

2 Operário

18

10

5

3

2

16

9

7

3 Coritiba

18

10

5

3

2

12

7

5

4 Cascavel

18

10

5

3

2

11

8

3

5 Cianorte

17

10

5

2

3

12

9

3

6 Athletico-PR

17

10

4

5

1

14

6

8

7 Londrina

15

10

4

3

3

12

12

0

8 Independente

13

10

3

4

3

8

8

0

9 Azuriz

11

10

3

2

5

7

10

-3

10 Rio Branco

9

10

3

0

7

10

19

-9

11 União

7

10

2

1

7

13

19

-6

12 Paraná

4

10

1

1

8

5

17

-12