Esportes

O último Samurai da Serpente Tricolor?

18 jul 2018 às 18:29

Muitos jogadores do Cascavel vêm e vão embora. Um deles, porém, segue firme e reina absoluto no elenco do clube. Trata-se de Issamu, o interminável Samurai. Tão cedo, o time não vai ter outro jogador como ele. Issamu tem uma identidade fora do comum com a camisa da equipe e com a torcida. É o capitão que levantou o último caneco do Campeonato Paranaense da Chave Ouro em 2012. Aliás, a ele esteve presente em quase toda a trajetória vitoriosa do Cascavel Futsal. Issamu só não esteve presente no elenco que levantou a primeira taça, em 2003.

Talvez a torcida já esteja preocupada, de olho no relógio, aguardando o momento em que Issamu vai deixar as quadras. Afinal de contas, o jogador está bem perto de completar 40 anos de idade. No entanto, o Samurai nem cogita abandonar o futsal tão cedo. O detalhe é que a vitalidade do atleta lhe permite ir mais longe. Ele mesmo deu uma amostra no jogo passado. O Cascavel Futsal perdia para o Matelândia em casa por 3 a 1 e o jogo já se encaminhava para o fim. O voluntarioso jogador foi se aventurar como pivô e descontou.

Depois, quando passou a jogar como goleiro-linha, Issamu empatou o jogo e evitou o resultado negativo no ginásio da Neva. A resposta da galera foi imediata: Issamu foi ovacionado pela torcida e teve seu nome entoado na Neva. Mas o Samurai é humano e um dia vai parar. Será? No que depender de Issamu, a camisa 2 do Cascavel Futsal, que é uma espécie de ‘armadura’ do Samurai, vai ser vista muitas vezes nas quadras do esporte. “Eu estou numa idade avançada, isso é fato. Então eu sempre tenho que me dedicar mais e mais para que eu possa buscar algo a mais. Quanto se tem uma idade avançada, os outros começam a ficar desconfiados. Estou treinando forte. Algumas pessoas me perguntam se eu penso em parar. Não. Não penso em parar. Quero trabalhar mais para no ano que vem fechar um contrato melhor”, disse o Samurai.

Issamu ainda está experimentando algo novo na carreira: o momento de artilheiro. Com os dois que marcou contra o Matelândia no sábado passado, o Samurai chegou aos oito no Campeonato Paranaense da Chave Ouro e aos doze na temporada, já que tem mais quatro na Liga Nacional. Portanto, o jogador se isolou na artilharia da equipe no Estadual e alcançou Ronaldo. Os dois são os atletas que mais marcaram gols com a camisa do clube em 2018.

Sendo assim, Ronaldo, que é pivô e atua mais próximo do gol, que se cuide. Issamu pode voltar a marcar no jogo deste sábado (21) contra o Foz Cataratas, às 19 horas, no ginásio da Neva, e se tornar artilheiro absoluto da equipe na temporada. Issamu marcou gols nos últimos três jogos da equipe, enquanto que Ronaldo passou em branco nas duas partidas mais recentes.

Reforço

A diretoria do Cascavel Futsal anunciou a contratação de mais um jogador. Trata-se do pivô Banana, que esteve no grupo do Marreco que foi vice-campeão estadual no ano passado. O jogador estava no Bauru e já atuou por outras equipes no Paraná, uma delas foi o Marechal. Em 2014, ele foi vice-artilheiro da Chave Ouro com 17 gols. O jogador chega em Cascavel nesta quinta-feira (20). Porém, não deve reforçar a equipe no retorno da Liga Nacional contra o Foz Cataratas.

O técnico Nei Victor comentou a contratação do jogador. “O Banana é um pivô conhecido. Eu já havia pedido a contratação dele há várias rodadas. Mas só agora a diretoria teve condições de trazer depois da saída de alguns atletas. Vai vir para nos ajudar bastante. É um jogador acostumado a fazer gols. Então isso tudo conta na necessidade que temos. Eu sempre digo que precisamos do plantel todo. Mas quando temos um jogador que consegue finalizar um pouco mais nos ajuda bastante”, disse o treinador.