Ainda não sabe quando o Campeonato Paranaense de 2021 conhecerá o seu campeão. O plano da Federação Paranaense de Futebol (FPF), organizadora do certame, de terminar o Estadual antes do início das competições nacionais foi ‘pelo ralo’ depois da intervenção do Athletico-PR que, juridicamente, exigiu que fosse respeitado o intervalo de 66 horas entre uma partida e outra. Desse modo, o Paranaense tem uma semifinal definida enquanto que um dos duelos das quartas de final ainda não teve o primeiro jogo.
A FPF confirmou que o clássico entre Paraná Clube e Atheltico-PR na próxima segunda-feira (24). A partida será às 15h20, na Vila Capanema. A Federação evitou uma ‘bizarrice’ de fazer o jogo de ida das semifinais entre Londrina e Operário antes da definição do último semifinalista. Sendo assim, os dois times só vão se enfrentar depois que o FC Cascavel, também semifinalista, conhecer o seu adversário na próxima fase. Então, invariavelmente, as partidas decisivas do Estadual vão conflitar com o início das competições nacional.
A Serpente Auriengra joga no dia 05 de junho contra o Joinville, pela Série D do Brasileiro. O Paraná Clube estreia na Série C no dia 31 de maio contra o Ypiranga. Operário e Londrina estão na disputa da Série B. O Tubarão estreia na próxima sexta (28) contra o Brasil-PEL e o Fantasma pega o Vasco, no sábado (29), no Rio de Janeiro. O Furacão está envolvido em outras duas competições além do Estadual. Na Sul-Americana, joga pela última rodada na fase de grupos na próxima quinta (27) contra o Aucas. E depois tem jogo marcado contra o América-MG, no domingo (30), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Números
O Campeonato Paranaense tem um time do interior na decisão, já que uma semifinal coloca frente a frente Londrina e Operário de Ponta Grossa, os dois últimos representantes do interior a levantarem a taça. O Tubarão venceu o Estadual em 2014 e o Fantasma foi campeão em 2015. Uma nova decisão do interior pode se formar. Para isso, o FC Cascavel precisa passar por Paraná Clube ou Athletico-PR.
Com a sofrida classificação diante do Azuriz na última quinta-feira, o Operário manteve os melhores números do Estadual. É o time com mais vitórias: 8. Também tem o melhor ataque com 21 gols, seguido pelo eliminado Maringá, que fez 20 gols, e por FC Cascavel e Coritiba, ambos com 19. O Fantasma também tem a melhor defesa com apenas quatro gols sofridos em treze jogos, o que dá uma média de 0,30 gols sofridos por jogo.
O Operário é dono da melhor campanha da primeira fase e, por isso, joga a segunda partida em casa no mata-mata tanto na semifinal contra o Londrina quanto na grande decisão, se chegar até lá.
Classificado para as semifinais do Estadual pela segunda vez na história, o FC Cascavel segue na busca pelo título inédito do Estadual. E construiu uma campanha sólida. É o único time invicto da competição. Em 13 jogos, foram sete vitórias e seis empates.
O Campeonato Paranaense de 2021 teve 72 jogos até agora. Ao todo, foram marcados 164 gols, o que dá uma média de 2,28 gols por jogo. A média ainda é inferior à da edição passada, que foi de 2,50. Em 80 jogos, foram marcados 200 gols. Os dois principais goleadores do Paranaense foram eliminados na última quinta. Bassani, do Maringá, tem sete gols, e Pachu, do Cianorte, balançou as redes seis vezes. Na luta pela artilharia, estão dois jogadores do FC Cascavel. Robinho chegou ao quinto gol contra o Maringá. E Léo Itaperuna é o vice-artilheiro do time com quatro gols. Alisson Safira, do Londrina, é outro candidato a artilheiro com cinco gols.
Competições nacionais
Os três semifinalistas conseguiram um bônus: FC Cascavel, Operário e Londrina estão garantidos na Copa do Brasil de 2022. A Serpente Aurinegra também se garantiu na Série D do Brasileiro do ano que vem, independente do que ocorrer na edição de 2021. A partir do próximo dia 05 de junho, o time do técnico Tcheco inicia a busca por uma vaga na Série C. Azuriz e Cianorte, que foram eliminados por Operário e Londrina, respectivamente, estão classificados para a quarta divisão nacional do ano que vem ao lado do FC Cascavel.