Um diretor do PSTC, no início dos anos 2000, já dizia:
- Vocês falam muito do Jádson, do Dagoberto, do Kleberson, mas na minha opinião a melhor revelação do PSTC foi o Fernandinho.
Muitos anos depois, não teve surpresa para a família, amigos e admiradores do volante Fernandinho. Atual campeão inglês pelo Manchester City, o meio campista de 33 anos teve o nome anunciado pelo técnico Tite na divulgação dos convocados para a Copa do Mundo da Rússia, que será disputada nos meses de junho e julho. A divulgação da lista foi na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Seleção Brasileira tem um representante de Londrina. Em 2014, aqui no Brasil, o mesmo Fernandinho estava entre os convocados. O jogador até marcou um gol, na vitória de 4 a 1 sobre Camarões, na fase de grupos. No total, foram cinco partidas disputadas.
Na Copa do Mundo realizada no Brasil, Fernandinho foi reserva na vitória sobre Camarões e na derrota para a Holanda, na decisão do terceiro lugar. O volante, porém, foi titular nas oitavas de final contra o Chile, na vitória sobre a Colômbia nas quartas de final e na inesquecível derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal do torneio.
Na história recente da Seleção Brasileira, Fernandinho é o único jogador de Londrina com Copa do Mundo no currículo. Em 2014, havia a expectativa para convocação de outros dois conterrâneos, o lateral Rafinha e o meia Jádson, mas a convocação para eles não foi realidade.
Desta vez, Fernandinho terá um paranaense como parceiro. O zagueiro Miranda, da Inter de Milão (Itália), é de Paranavaí. Coincidentemente, assim como Fernandinho, o zagueiro ele chegou a ter passagens por equipes de Londrina nos períodos de categorias de base.
Fernandinho foi formado nas categorias de base do PSTC e depois levado para o time de juniores do Atlético Paranaense, por meio de uma então parceria entre os dois clubes. Da equipe da capital paranaense, ele teve o Shakhtar Donetsk (Ucrânia) como destino. Por lá, o meiocampista foi campeão várias vezes e disputou competições europeias até chamar a atenção do Manchester City.
Vamos voltar no tempo. Na década passada, vale destacar também convocações de outros jogadores do norte paranaense para Copa do Mundo. O volante Kleberson nasceu em Uraí e foi revelado pelo PSTC, em Londrina. Com a Seleção Brasileira, ele foi campeão 2002 (ao lado de outros paranaenses: goleiro Rogério Ceni e lateral Belleti) e foi convocado em 2010. Também em 2010, estava na lista o atacante Nilmar, nascido em Bandeirantes e revelado pelo Matsubara, de Cambará.
Quer me seguir nas redes sociais?