Esportes

Quem é o principal rival do Futebol Clube Cascavel?

16 ago 2017 às 09:54

O ‘clássico da soja’ entre Cascavel e Toledo é, de fato, o principal duelo da região oeste no futebol paranaense? Não há dúvidas que é o mais comentado pela proximidade das duas cidades e pela rivalidade natural que existe entre seus habitantes. É quase um ‘Brasil e Argentina’ nas suas devidas proporções. O detalhe é que este embate no futebol carrega histórias diversas do passado. Os jogos que ocorreram nos últimos anos, por exemplo, contribuíram pouco para realçar esse clássico.

Para o Futebol Clube Cascavel (FCC), que é um clube jovem, fundado em 2008 e reformulado em 2013, creio que o principal rival tenha sido o Foz do Iguaçu. Os dois times vêm se ‘enroscando’ desde a disputa da segundona estadual em 2014. Uma polêmica marcou o confronto no Estádio Olímpico naquele ano. Em campo, o Azulão venceu por 2 a 1 de virada, mas os atletas da Serpente Aurinegra promoveram um ‘cai cai’ e a partida não terminou. O FCC foi julgado e punido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que considerou um WO (placar de 3 a 0 para o Foz). Porém, naquele ano, os dois representantes do oeste conseguiram o acesso para a elite estadual e permaneceram nela deste então. O FCC foi o campeão e o Foz conseguiu a vaga na primeira divisão com a desistência de uma equipe.

De lá para cá foram três jogos, todos no ABC: empate em 2 a 2 no Estadual de 2015 e vitória do Azulão por 4 a 3 no ano passado.

A Serpente Aurinegra só conseguiu superar o Azulão no Paranaense deste ano por 1 a 0, em Foz do Iguaçu. Para deixar a torcida aurinegra ainda mais ‘pê da vida’, o Azulão conseguiu disputar a Série D do Brasileiro, a grande obsessão do FCC, em duas oportunidades: 2015 e 2017.

Um dos caminhos para a quarta divisão nacional é a conquista da Taça FPF. Foz do Iguaçu e FCC vão realçar a rivalidade nesta quarta-feira (16), às 19h15, em jogo válido pela quarta rodada do torneio, mais uma vez no Estádio do ABC. Pela Taça FPF, que é Sub-23, será o primeiro duelo entre as duas equipes. Sendo assim, o ‘clássico do oeste’ vai ter mais um capítulo.