A Copa do Mundo da Rússia inicia de maneira oficial no dia 14 de junho. Há quem prefira dizer que o Mundial teve início nas Eliminatórias para Copa, em que inúmeras seleções do planeta enfrentaram seus vizinhos, com exceção da anfitriã Rússia, na busca de uma vaga para o principal evento esportivo do planeta. E após alguns meses de disputa, foram definidos os 32 times que estarão em solo russo no mês que vem, no intuito de conseguir o troféu mais cobiçado do futebol mundial.
Para os apaixonados pela Seleção Brasileira, a Copa do Mundo está atrelada à busca de mais um troféu. Nesse caso, o hexacampeonato. Sendo assim, o Mundial da Rússia começou quando tomamos aquela ‘traulitada vexatória’ para a Alemanha, aquele inesquecível 7 a 1 no Mineirão, nas semifinais da Copa de 2014. Foi ali que começou de maneira mais ardente o anseio pela sexta estrela.
Mas, na verdade, a Copa do Mundo para o Brasil começa de maneira efetiva hoje, 14 de maio, exatamente um mês antes do início do Mundial. Por volta das 14 horas, televisores, rádios e sites especializados do país inteiro vão falar do mesmo assunto: os eleitos do técnico Tite para o Mundial da Rússia. Nesta segunda-feira, o treinador anuncia a lista dos 23 convocados para a Copa, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
A convocação vai embalar os papos de boteco e as rodinhas de café nas empresas: quem vai, quem fica, quem deveria ir e não vai, quem vai e não merece, essas coisas...
Quem não vai
Uma coisa é certa. A lista de Tite deve ter muitas poucas surpresas e vai ser muito parecida com a sua última convocação para os amistosos contra Rússia e Alemanha, disputados no mês de março. Naquela ocasião, o treinador já havia dito que cerca de 16 atletas estavam garantidos na Copa.
O detalhe é que Tite ganhou um ‘problemaço’ antes da convocação. É certo que ele não poderá contar com o lateral Daniel Alves, que era titular absoluto e com condições de ser o capitão da equipe.
Com a ausência do lesionado Daniel Alves, Tite conta com três outros nomes para a posição. Fagner, do Corinthians, Danilo, do Manchester City, e Rafinha, do Bayern de Munique, brigam por duas vagas. Dos três, Fagner é o que está mais próximo de carimbar seu passaporte. O atleta já trabalhou com Tite no Corinthians e conta com a confiança do treinador. Além disso, com exceção de Daniel Alves, ele foi o nome mais chamado por Tite na posição (12 vezes).
A atual situação de Fagner, porém, não é tão confortável. O lateral-direito também está fora dos gramados por conta de uma lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa direita e, inclusive, realiza tratamento em dois períodos no CT Joaquim Grava para poder estar pronto para o Mundial. As laterais vão ser mesmo o grande dilema de Tite. Na esquerda, ele conta, por enquanto, apenas com o titularíssimo Marcelo. Como reserva do camisa 12 da Seleção e do Real Madrid, surgem os nomes de Filipe Luís, do Atlético de Madri, que é o mais cotado, mas está voltando de lesão, e Alex Sandro, da Juventus.
No gol
Alguns nomes vão ser citados por Tite com toda a convicção. Casos dos goleiros Alisson (Roma), que será o camisa 1, e Ederson (Manchester City). Cássio, do Corinthians, e Neto, do Valencia, disputam a vaga de terceiro goleiro. A vantagem do corintiano é que ele já trabalhou com Tite. Mas Neto esteve na última lista.
Na zaga
Na zaga, creio que as dúvidas de Tite já estejam quase todas sanadas com Miranda (Inter de Milão), Marquinhos e Thiago Silva (PSG). Portanto, existe apenas uma vaga em aberto e a disputa por ela é intensa. Quatro jogadores estão de olho nesta vaga: Jemerson, Rodrigo Caio, Gil e Geromel. No entanto, existe um apelo, sobretudo da torcida do Grêmio, para que Geromel complete a lista. E tenho que admitir que seria uma boa escolha.
Meio-campo
Serão nomes certos na lista de Tite os jogadores Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Gouan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea). Só mesmo um ataque de loucura que acabe com a lucidez de Tite por um dia vai tirar um destes atletas da lista. E claro se algum deles sofrer uma lesão de hoje para amanhã. Possivelmente o treinador leve oito atletas para o meio campo: quatro volantes e quatro armadores. Giuliano, Diego, Arthur, Lucas Lima e Hernanes sonham em ocupar as outras duas vagas.
No ataque
O treinador já tem definidos três homens de frente para a Copa. Neymar, do PSG, que se recupera de lesão e é o principal jogador do Brasil, Gabriel Jesus, do Manchester City, e Roberto Firmino, do Liverpool. Logo resta apenas uma vaga. E ela deve ficar com Douglas Costa, da Juventus. Pelo menos, essa é a minha aposta. Tite deu chances a Diego Souza, Taison e Anderson Talista, mas não deve levar nenhum deles. Correndo por fora está Luan, do Grêmio. A vantagem do camisa 7 tricolor é que ele pode aparecer na lista dos atacantes ou até beliscar um lugar no meio-campo como armador.
De acordo com esta provável lista, seis jogadores que estiveram na lista de convocados de Luiz Felipe Scolari, na Copa de 2014, no Brasil, vão poder mudar a imagens do 7 a 1 na Rússia: Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho, Willian e Neymar. E Thiago Silva será o único atleta convocado por Tite a participar do terceiro Mundial seguido. Ele também esteve no time de Dunga, na Copa de 2010, na África do Sul, porém, foi reserva.
Provável lista
Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Neto (Valencia) ou Cássio (Corinthians)
Laterais: Danilo (Manchester City), Fagner (Corinthians) ou Rafinha (Bayern de Munique), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Atlético de Madri) ou Alex Sandro (Juventus)
Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Rodrigo Caio (São Paulo) ou Geromel (Grêmio)
Meias: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea), Giuliano (Fenerbahce) ou Arthur (Grêmio) e Diego (Flamengo) ou Lucas Lima (Palmeiras)
Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool) e Douglas Costa (Juventus) ou Taison (Shakhtar) ou Luan (Grêmio)