Esportes

Resistir ao ‘mata-mata’ da Liga Nacional

16 out 2018 às 14:27

Foram 18 partidas na primeira fase da Liga Nacional. O Cascavel Futsal conseguiu cinco vitórias, teve um empate e sofreu doze derrotas. Os 16 pontos somados foram suficientes para colocar o time nas oitavas de final da competição. Passou beirando, é verdade. O São José também somou 16 pontos e só ficou atrás da Serpente Tricolor no número de vitórias (5 contra 4). Por isso, o time do técnico Nei Victor garantiu presença na fase de ‘mata-mata’ do torneio.

O rendimento abaixo do esperado na primeira fase colocou o Cascavel Futsal no caminho de um dos gigantes do futsal brasileiro: o Joinville. O time catarinense levantou a taça da Liga Nacional no ano passado. Este ano, terminou a fase inicial em primeiro lugar. Os dois times fazem o jogo de ida das oitavas nesta terça-feira (16), às 20h15, no ginásio da Neva. A partida de volta está programada para o próximo domingo (21), em Joinville.

O Cascavel Futsal quer fazer história: conseguir levar a melhor pela primeira vez na Liga Nacional em um duelo de ‘mata-mata’. O time vivenciou esta experiência em duas oportunidades: nas edições de 2011 e 2013. Em ambas, o Cascavel Futsal caiu nas quartas de final. Nas outras vezes que passou para a segunda fase da Liga, o torneio tinha outro formato e os classificados eram divididos em novos grupos.

Na primeira vez que disputou um ‘mata-mata’, o Cascavel Futsal foi goleado pelo Santos no jogo de ida. Depois, empatou em 2 a 2 no ginásio da Neva. Naquele ano, a Serpente Tricolor registrou a melhor campanha na Liga. Na segunda ocasião, o Cascavel Futsal enfrentou o Orlândia nas quartas. O time conseguiu uma vitória expressiva de 4 a 1 sobre o adversário no ginásio Sérgio Mauro Festugatto, o que daria a vantagem do empate no jogo de volta. Só que o time foi derrotado por 3 a 1. O Orlândia conseguiu a classificação com um empate em 1 a 1 na prorrogação. Issamu, que participou dos dois combates acrescenta que, em ambas as circunstâncias, o Cascavel Futsal foi eliminado pelo time que viria a ser o campeão da Liga Nacional. “Foram as duas vezes que os dois times foram campeões. Tivemos confrontos difíceis e este ano não está sendo diferente. Sabemos do potencial do time do Joinville, mas também sabemos do nosso potencial. Acreditamos, treinamos forte, desde o começo do ano estamos pensando na Liga Nacional e chegamos aonde queríamos. Queremos fazer um grande jogo com o Joinville, se Deus quiser, conquistar uma vitória. E depois pensar porque não buscar uma classificação inédita num confronto de mata-mata”, analisou Issamu, lembrando que o regulamento não se alterou em relação à última vez que esteve num confronto de mata-mata da Liga.

Se vencer o Joinville, a Serpente Tricolor passa a jogar pelo empate no jogo de volta. Isso obrigaria o time catarinense a vencer a segunda partida para recuperar a vantagem do empate na prorrogação, por ter melhor campanha na fase inicial.

Em seu primeiro jogo oficial nesta temporada, o Cascavel Futsal enfrentou justamente o Joinville, em Santa Catarina. O confronto ocorreu no dia 16 de março e a Serpente Tricolor foi goleada por 5 a 1.