Esportes

Retomar o reinado nas quadras de futsal

21 mar 2019 às 18:43

O Cascavel Futsal inicia neste sábado (23) a busca pela sexta estrela do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Pentacampeão estadual, a Serpente Tricolor levantou a taça pela última vez em 2012. Depois disso, ainda fez duas decisões da Chave Ouro, a última delas foi em 2014. A meta em 2019 é quebrar essa nova ordem do futsal paranaense que se formou.

O curioso é que um jogador no atual elenco do Cascavel Futsal também inicia a busca pela sexta estrela. Os cinco títulos que conquistou na terra das Araucárias renderam para o cearense Adeirton o apelido de ‘Rei do Paraná’ nas quadras de futsal. O camisa 55 da Serpente Tricolor levantou a taça pela primeira vez em 2007 com o Umuarama. Depois vieram as conquistas nas edições de 2011 e 2012 com o Cascavel Futsal. As duas últimas taças foram nas temporadas de 2014 e 2015 com o Guarapuava. Adeirton disputou doze edições da Chave Ouro entre 2004 e 2018. Só ficou fora do Estado do Paraná nos anos de 2008, 2009 e 2016. Nesse período, além das cinco conquistas, ele esteve em quadra em oito finais do Estadual e chegou em dez semifinais. Essa trajetória no futsal paranaense deixou a ‘coroa’ de Adeirton um pouco mais valiosa. E sem dúvida, ainda mais forjada nas quadras do Paraná.

Evidentemente que a maior parte dessa vitoriosa história foi com a camisa do Cascavel Futsal com dois títulos e dois vice-campeonatos. A partir deste sábado, quando a Serpente Tricolor entrar na quadra do ginásio da Neva, Adeirton inicia a 13ª participação na Chave Ouro e tenta ampliar o ‘reinado’. “Este vai ser o meu 13º Paranaense. Este é um campeonato que, nos últimos anos, tem se tornado muito equilibrado e muito difícil, com várias equipes se reforçando e investindo bastante. Este é, sem dúvida, o campeonato de futsal mais equilibrado do país”, disse Adeirton, com propriedade de quem é rei. O curioso é que Adeirton não faz ideia de quantas partidas ele fez com o Cascavel Futsal ou quantos gols tenha marcado. Por isso, reconhece que o fato de ser chamado de ‘Rei do Paraná’ não foi construído sozinho. “Eu fico muito feliz com os números que eu alcancei no Paraná. Foram oito finais e cinco títulos, mas sou bem ciente que nunca ganhei isso sozinho. Sempre contei com a ajuda dos meus companheiros. Onde passei sempre tive ótimos companheiros e joguei em times competitivos. E fui iluminado por Deus por ter ganhado estes títulos. Mas passou. A gente espera conquistar o título em 2019, sabendo da dificuldade que vai ser”, disse o jogador.

Fome de rei

Adeirton retornou para o clube em 2017, com a temporada em andamento. Foi um dos destaques da campanha do Cascavel até às semifinais. Mas uma lesão tirou o jogador dos dois jogos decisivos. Aliás, as lesões foram um tormento para o jogador na temporada passada e isso comprometeu o rendimento do ‘rei’. Mesmo assim, Adeirton permaneceu no elenco depois da grande reformulação que o clube passou. Inclusive hoje, Adeirton e Issamu, dois atletas que ficaram do time de 2018, são os dois atletas no atual elenco que estavam na campanha do pentacampeonato estadual em 2012.

E não há dúvidas que Adeirton quer a sexta estrela... Para ele e para o Cascavel Futsal. Daqui a uma semana, no dia 29 de março, ele completa 35 anos. E estará em quadra no duelo contra o Umuarama pela segunda rodada. “Em todo o início de temporada, quando a gente se reúne e se apresenta, a expectativa é sempre buscar títulos. A gente tem esse objetivo e esse foco, ainda mais jogando em um time grande como o Cascavel, que sempre está chegando nas semifinais e nas finais. Um time que tem o maior número de títulos no Paraná. A expectativa é essa: chegar nas finais e chegando vamos brigar pelo título”, disse o jogador.

Adeirton e Issamu. Foto Marcos Pí/Assessoria Cascavel Futsal

Campeões

Além de Adeirton, o elenco do Cascavel Futsal tem mais atletas que sabem o que é conquistar o título do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Um deles é Issamu, que também é pentacampeão, mas, diferente do ‘Rei’, faturou as cinco taças com a camisa da Serpente Tricolor.

Outro multicampeão no clube é o fixo Deivão, que é tricampeão estadual. Inclusive, ele foi parceiro de Adeirton nas conquistas de 2014 e 2015 com a camisa do Guarapuava. A terceira taça do camisa 21 foi em 2016 com o Guarapuava. O goleiro Alê Falcone também tem o título estadual no currículo. Foi companheiro de Adeirton e Deivão no Guarapuava, campeão paranaense de 2014. Aliás, aquela final foi contra o Cascavel Futsal.