Esportes

Roni é a arma do Cascavel Futsal contra o Carlos Barbosa

22 nov 2021 às 13:33

O Cascavel Futsal é o maior vencedor do Estado do Paraná com seis conquistas do Campeonato Paranaense da Série Ouro. E este ano fará a sua 11ª primeira decisão. A final será contra o Campo Mourão nos dias 05 e 11 de dezembro. Apesar de todo esse histórico, 2021 é o ano em que o time mais ficou em evidência no cenário nacional. Isso porque chegou pela primeira vez nas semifinais da Liga Nacional. Esse, por si só, já é um feito épico. O time de Cassiano Klein tentar dar um passou além e chegar pela primeira vez numa decisão da principal competição nacional. Para isso, terá que superar o ‘todo-poderoso’ Carlos Barbosa, que é pentacampeão da Liga Nacional. As duas equipes fazem o jogo de ida das semifinais nesta segunda-feira (22), às 18 horas, no ginásio da Associação Atlética Coopavel. O Cascavel Futsal não pôde atuar no ginásio da Neva, que não atende o regulamento da Liga Nacional. A organização do torneio exige que jogos de semifinais e finais sejam realizados em locais com capacidade superior a 2 mil pessoas. Com isso, o Cascavel Futsal tentará fazer da Coopavel o seu novo ‘caldeirão’. A meta é derrotar o Carlos Barbosa neste primeiro jogo para levar a vantagem do empate para a segunda partida no próximo domingo (28), em Carlos Barbosa. 

Se perdeu o ‘ninho’ legítimo, o time de Cassiano Klein tentará usar de todos os atributos possíveis para tentar passar pelo forte adversário gaúcho. Um desses atributos é o faro de artilheiro do ala/pivô Roni. Ele vinha sendo o artilheiro da Liga Nacional até o jogo de volta das quartas de final. O camisa 7 até balançou as redes duas vezes na vitória por 5 a 3 sobre o Joaçaba, que garantiu a classificação do Cascavel Futsal para as semifinais, e chegou aos 16 gols. Nesta etapa da competição, ele foi superado por Dieguinho, jogador do Joinville e da Seleção Brasileira, que chegou a 17 gols. O detalhe é que Dieguinho foi eliminado com o time catarinense e não pode mais balançar as redes nesta edição da Liga. Ou seja, se Roni manter a média de quase um gol por jogo contra o Carlos Barbosa (foram 16 em 18 jogos) ele tem grandes possibilidades de terminar como artilheiro da Liga Nacional.

E pelo parâmetro do número de gols do selecionável Dieguinho dá até para cogitar uma convocação de Roni para a Seleção Brasileira. De acordo com o próprio jogador, isso é um sonho. Mas Roni reconhece que a concorrência é grande no futsal brasileiro. “A gente trabalha para isso. Mas a gente sabe que tem muitos grandes jogadores que podem representar a Seleção Brasileira. Mas eu continuo trabalhando para isso. Quando o professor Marquinhos (Xavier, técnico da Seleção Brasileira) chamar eu vou estar preparado para isso.

Os números de Roni com a camisa do Cascavel Futsal na temporada são muito bons. Ele é o principal goleador do time em 2021 e balançou as redes 32 vezes.

o Cascavel Futsal encara o Carlos Barbosa hoje. Foto Ulisses Castro

Mais números

Pela tradição, o Carlos Barbosa é apontado como favorito no confronto contra o Cascavel Futsal. Mas os dois times tiveram desempenho parecido na primeira fase e foram as duas equipes de melhor campanha. O Carlos Barbosa somou 34 pontos, dois a mais que a Serpente Tricolor. Depois, passou pelo Minas com duas vitórias nas oitavas. Nas quartas, sofreu a única derrota na competição: 6 a 2 para o Atlântico de Erechim. Na volta, venceu por 3 a 2 no tempo normal e só se classificou com o empate em 1 a 1 na prorrogação. Já o Cascavel Futsal, dono da segunda melhor campanha na fase inicial, passou pelos catarinenses Tubarão e Joaçaba com empates fora de casa (3 a 3 e 2 a 2, respectivamente) e vitórias nas partidas de volta no ginásio da Neva (6 a 1 e 5 a 3).

O Cascavel Futsal tem ataque mais efetivo que o Carlos Barbosa. Marcou 54 gols, o terceiro melhor ataque da Liga. Só fez menos que o semifinalista Foz Cataratas, com 64, e que o eliminado Joinville, que tem 56. O Carlos Barbosa marcou 54 vezes na competição.

Cascavel Futsal e Carlos Barbosa se enfrentam duas vezes na primeira fase com dois empates: 3 a 3 na Neva e 2 a 2, em Carlos Barbosa. Detalhe: Roni marcou gols nos dois jogos.