Esportes

Seleção Brasileira de Caiaque Polo tem quatro londrinenses na disputa do Mundial

01 ago 2018 às 19:18

A cidade de Welland, no Canadá, sedia neste mês o Campeonato Mundial de Caiaque Polo. A competição, que é realizada a cada dois anos, reúne as 28 melhores seleções nacionais do planeta. A estreia do Brasil foi nesta quarta-feira. A equipe não teve um bom desempenho. Em dois jogos, realizados no mesmo dia, a equipe perdeu para Nova Zelândia e Irã. Na quinta-feira, a Seleção Brasileira de Caiaque Polo tem o último desafio da primeira fase, contra a Suíça.


O Brasil garantiu vaga na competição após ter conquistado o título do Pan-Americano, disputado na Argentina em 2017. Dos oito jogadores brasileiros convocados para o Mundial, quatro deram as primeiras remadas em Londrina. São eles Leonardo Colomera, Guilherme Rabelo, Caio Rosa e Zulu.


Leonardo Colomera e Guilherme Rabelo são os únicos que ainda continuam no Lago Igapó. Com disputas de três campeonatos mundiais nos currículos, os dois atletas fazem parte da equipe Grilos Team/Iate Clube de Londrina. Zulu, que disputa a competição pela sexta vez, defende atualmente o Clube de Campo de Brotas (SP). O outro londrinense é Caio Rosa, que atua no Club Napoli, da Itália, e disputa o segundo Mundial da carreira.


Eles remam contra uma corrente de preocupação. Não é exagero dizer que quem ainda pratica o caiaque polo está lutando arduamente contra a extinção do caiaque polo. Pelo menos no Brasil. As competições nacionais da modalidade costumam reunir pouquíssimas equipes. Geralmente, são sempre as mesmas e quase todas são masculinas. Além disso, se fora do país as arquibancadas enchem, no Brasil o cenário ainda é bem diferente.


Em Londrina, o Grilos Team, com o apoio da Fundação de Esportes de Londrina, retomou em 2018 o projeto da escolinha para formação de novos jogadores no Iate Clube de Londrina. São os primeiros passos para tentar atrair interesse para a modalidade no norte do Paraná e, por consequência, qualificar a Seleção Brasileira de Caiaque Polo.



Quer me seguir nas redes sociais?

facebook.com/sodrejulio

instagram.com/sodrejulio

twitter.com/sodrejulio