Não há dúvidas de que o jogo mais atrativo da quinta rodada do Campeonato Paranaense será entre Futebol Clube Cascavel e Londrina, que se enfrentam neste domingo (06), às 19 horas, no Estádio Olímpico Regional. Isso porque o confronto será a reedição da decisão do Estadual passado e coloca frente a frente o campeão e o vice-campeão. O Tubarão volta ao Estádio Olímpico motivado, afinal de contas foi neste local que o time levantou a taça de pentacampeão paranaense. A quinta conquista ocorreu no dia 13 de outubro de 2021, quando levou a melhor na disputa de pênaltis. Sem contar que a equipe do técnico Vinicius Eutrópio ainda está invicta. São três vitórias e um empate em quatro jogos. O Londrina começou essa rodada na liderança isolada da competição com dez pontos.
Já o Cascavel, do técnico Tcheco, experimenta a primeira turbulência. Isso porque o time, que teve um bom início de competição, foi goleado pelo Operário de Ponta Grossa no meio de semana por 4 a 0. O resultado fez a Serpente Aurinegra despencar para o quinto lugar na tabela com sete pontos. Sem contar que o time não balança as redes há duas partidas. Além do confronto contra o Fantasma, o ataque também passou em branco no 0 a 0 contra o Cianorte no domingo passado. Para vencer, precisa marcar gols. E vencer o Londrina é fundamental para as pretensões da equipe.
Para que o time voltar a vencer, os ‘homens-gol’ do Cascavel pretendem balançar as redes diante do Tubarão. Léo Itaperuna e Robinho são os maiores artilheiros da história com 17 gols. Itaperuna foi o primeiro a alcançar essa marca, ainda na temporada passada. O 17º gol surgiu nas semifinais do Campeonato Paranaense, quando marcou na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, no Olímpico. Isso significa que o ‘Itapemito’ não marca desde o dia 08 de setembro do ano passado. E já são oito jogos de jejum.
Robinho foi o artilheiro do time na temporada passada com 14 gols. Foram oito na Série D do Brasileiro e mais seis no Estadual. Esse ano, já balançou as redes e marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o União, pela segunda rodada.
Histórico
O Cascavel perdeu o título do Estadual passado para o Londrina, mas tem uma ampla vantagem no retrospecto. A Serpente Aurinegra não perde para o Tubarão há seis anos. A última vitória do Londrina ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2016. Na ocasião, venceu por 1 a 0, em Arapongas. Além desse jogo, o Tubarão também venceu o confronto de 2015. O Cascavel conseguiu quatro vitórias consecutivas entre 2017 e 2020. No ano passado, os dois times se enfrentam três vezes: 0 a 0 na última rodada do Estadual, em Londrina. E os dois empates em 1 a 1 na final do Paranaense, nos dias 06 e 13 de outubro. O título do Londrina veio na disputa de pênaltis com a vitória por 6 a 5.
RETROSPECTO
2015
LONDRINA 2 X 0 CASCAVEL
2016
LONDRINA 1 X 0 CASCAVEL
2017
CASCAVEL 2 X 0 LONDRINA
2018
CASCAVEL 2 X 1 LONDRINA
2019
LONDRINA 1 X 3 CASCAVEL
2020
CASCAVEL 3 X 1 LONDRINA
2021
LONDRINA 0 X 0 CASCAVEL
LONDRINA 1 X 1 CASCAVEL
CASCAVEL 1 X 1 LONDRINA*
*O Londrina faturou o título do Estadual na disputa de pênaltis