O Futebol Clube Cascavel (FCC) fechou a primeira fase da Taça FPF Sub-23 com a melhor campanha. O time chegou aos vinte pontos e, em nove jogos, foram seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota, um aproveitamento de 74%. Mas só isso não é suficiente para o time consumar seu grande objetivo neste segundo semestre: ser campeão da competição estadual e, consequentemente, conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2018.
Só que agora, o formato da Taça FPF muda. Com o fim da primeira fase, os oitos times que seguiram no torneio vão encarar as fases de mata-mata. O FCC vai fazer o primeiro jogo das quartas de final neste domingo (1º) contra o Operário de Ponta Grossa. A partida está marcada para as 11h05, no Estádio Germano Krüger. Como teve melhor campanha, a Serpente Aurinegra conquistou o direito de fazer o jogo de volta em casa. A segunda partida das quartas de final será no domingo que vem, dia 08, no Estádio Olímpico. No mata-mata, o time precisa somar quatro pontos nos dois jogos. Em caso de empate na primeira partida, avança para as semifinais quem for o vencedor do segundo jogo. Em caso de igualdade no número de pontos nestas duas partidas (uma vitória para cada lado ou dois empates) o primeiro critério de desempate é o saldo de gols acumulado nos dois confrontos. Persistindo a igualdade, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Por isso, o FCC tenta conquistar um resultado que lhe dê tranquilidade para o jogo de volta. O técnico Rodrigo Cabral não descarta um empate em Ponta Grossa, levando em conta que o FCC foi o vencedor do confronto da primeira fase, no Estádio Olímpico, quando venceu por 1 a 0, com um gol de pênalti de Rodrigo Gasperin, no dia 07 de setembro. “O ideal é não perder e não levar gols”, sintetizou ele.
Escalação
Para conseguir o resultado que lhe interessa, Rodrigo Cabral terá um time mais robusto em Ponta Grossa hoje. Ele poderá contar com o retorno de quatro jogadores considerados titulares que desfalcaram o time no domingo passado, no empate em 1 a 1 com o Maringá, no Olímpico. O lateral Rodrigo Gasperin, vice-artilheiro da Taça FPF, retoma o seu posto. Tubarão, André e Kiko também retornam. Sendo assim, Rodrigo Cabral praticamente definiu o time que enfrenta o Fantasma: Lucas no gol, Gasperin, Layo, Murilo e Elivelton; Tubarão, Oberdan e André; Tocantins, Kiko e Hyago Medeiros.
Outros jogos
A rodada de ida das quartas de final da Taça FPF tem mais três jogos neste domingo (1º), todos às 11h05. No Estádio 14 de Dezembro, Toledo e Foz do Iguaçu fazem o clássico do oeste. O curioso é que, no último domingo, os dois times se enfrentaram pela última rodada, em Foz do Iguaçu, e o Porco quebrou a invencibilidade do Azulão com a vitória por 1 a 0. Com isso, o Foz terminou em terceiro lugar com 16 pontos e o Toledo foi o sexto com 13. Assim, as duas equipes se cruzaram nesta fase do torneio.
Em Paranavaí, o Vermelhinho recebe o Rio Branco de Paranaguá, no Estádio Waldemiro Wagner. O vencedor deste confronto vai enfrentar o vencedor do duelo entre a Serpente Aurinegra e o Fantasma. E o Maringá, que foi o adversário do FCC na última rodada e terminou na segunda posição, visita o Iraty, no Estádio Emílio Gomes, em Irati.