Em 2021, o FC Cascavel irá disputar a Copa do Brasil pela primeira vez na história. Na tarde desta terça (02), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos da primeira fase da competição. Na dinâmica do sorteio, a entidade dividiu os 80 clubes participantes em oito potes, cada um contendo dez equipes. Essa divisão foi feita com base no ranking da CBF. O time paranaense fez parte do Pote G juntamente com Atlético-BA, Ypiranga-AP, Juventude-MA, Uberlândia, Madureira, Quatro de Julho-PI, Rio Branco-ES, Marília-SP e Esportivo de Bento Gonçalves. As equipes deste pote cruzaram com os times que fazem parte do Grupo C: Figueirense, Sampaio Corrêa, Vila Nova-GO, Paysandu, Santa Cruz-PE, Criciúma, Operário de Ponta Grossa, Confiança-SE, Luverdense e Remo.
Destes, o adversário do FC Cascavel será o Figueirense de Santa Catarina. O caminho do time do técnico Tcheco não se desenhou dos mais complicados. Na temporada passada, o Figueira sofreu a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. Caso passe por esse adversário, o FC Cascavel irá enfrentar o vencedor do confronto entre Palmas do Tocantins e Avaí, também de Santa Catarina.
A Serpente Aurinegra irá enfrentar o Figueirense no Estádio Olímpico Regional na primeira fase. Por ser o mandante do jogo, o time terá a obrigação de vencer para seguir no torneio. O Figueira terá a vantagem de jogar pelo empate por força do regulamento. A CBF ainda irá divulgar a tabela do torneio com as datas dos jogos, mas a entidade reservou os dias 10 e 17 de março para a realização dos jogos. Ou seja, a Copa do Brasil de 2021 já começa na próxima semana. Resta saber as condições do Estado do Paraná para receber os jogos. O Estadual teve quatro jogos da primeira rodada e todas as partidas da segunda rodada adiadas por determinação do Ministério Público.
Paranaenses
Havia uma expectativa de um confronto de paranaenses já nesta fase entre FC Cascavel e Operário, mas ele não se confirmou. O duelo entre dois times do Estado foi formado entre Cianorte e Paraná Clube. O Leão do Vale do Ivaí será o mandante no confronto contra a Gralha. O Cianorte tenta repetir a boa campanha na edição da Copa do Brasil de 2018, quando alcançou a terceira fase e foi eliminado pelo Internacional.
O Coritiba, que foi vice-campeão do torneio em duas ocasiões, nos anos de 2011 e 2012, inicia a campanha na edição de 2021 contra o União Rondonópolis. Um duelo de paranaenses pode se formar na segunda fase. O vencedor deste confronto irá cruzar com o vencedor de Juventude do Maranhã e Operário de Ponta Grossa. Os dois representantes do Estado são os visitantes e têm a vantagem de jogar pelo empate.
Até hoje, o Paraná teve apenas um campeão da Copa do Brasil. Foi o Athletico-PR, vencedor do torneio na edição de 2019. O Furacão também foi vice-campeão em 2013.
COPA DO BRASIL
Confrontos da primeira fase
Treze-PB x América-MG
Porto Velho-RO x Ferroviário
Sergipe x Cuiabá
Quatro de Julho-PI x Confiança-SE
Moto Club-MA x Botafogo
Rio Branco-ES x ABC-RN
Guarany de Sobral-CE x CSA
Esportivo-RS x Remo
Campinense-PB x Bahia
Jaraguá-GO x Manaus
Gama-DF x Ponte Preta
Marília-SP x Criciúma
Boavista x Goiás
Picos-PI x Atlético-AC
Palmas-TO x Avaí
FC Cascavel x Figueirense
Juazeirense-BA x Sport
Castanhal-PA x Volta Redonda
Murici-AL x Juventude
Atlético-BA x Vila Nova-GO
Galvez-AC x Atlético-GO
Santa Cruz-RS x Joinville
Águia Negra-MS x Vitória
Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa
Salgueiro-PE x Corinthians
Retrô-PE x Brusque
Goianésia x CRB
Madureira x Paysandu
Caldense x Vasco
Nova Mutum-MT x Tombense
Cianorte-PR x Paraná Clube
Ypiranga-AP x Santa Cruz
Caxias-RS x Fortaleza
Penarol-AM x Ypiranga-RS
Mirassol x Bragantino
Uberlândia x Luverdense
São Raimundo-RR x Cruzeiro
Real Brasília-DF x América-RN
União Rondonópolis-MT x Coritiba
Juventude-MA x Operário