Esportes

Serpente Aurinegra reabre o Paranaense neste sábado

17 jul 2020 às 18:32

O FC Cascavel se tornou um time da elite estadual em 2015. E em sua sexta participação na primeira divisão do Campeonato Paranaense conseguiu consolidar a sua melhor campanha da história, com chances, inclusive, de buscar objetivos bem maiores este ano. A primeira vitória da Serpente Aurinegra na elite ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2015, quando superou o Rio Branco de Paranaguá por 1 a 0, com um gol de Jorge Preá, no Estádio Olímpico. Aquele, aliás, foi o primeiro gol do FC Cascavel como time da primeira divisão.

Quis o destino que um dos jogos mais importantes da história recente do clube fosse contra esse mesmo Rio Branco. Neste sábado (18), o FC Cascavel reabre o Campeonato Paranaense de 2020 contra o Leão da Estradinha, às 14 horas. O confronto entre eles já estava definido deste o dia 15 de março deste ano, data em que ocorreu a última rodada da fase inicial. Depois disso, o campeonato foi interrompido por conta da pandemia do coronavírus e ficou paralisado por mais de quatro meses. O jogo deste sábado deveria ser em Paranaguá. Mas o município localizado no litoral do Estado ainda está com medidas restritivas. Desse modo, a partida será no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, sem a presença de público e atendendo ao protocolo elaborado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Por que o jogo contra o Rio Branco é tratado com tamanha importância pelo FC Cascavel? Simplesmente porque pode abrir caminho para uma participação inédita na Copa do Brasil de 2021. Para isso, basta eliminar o Leão da Estradinha nas quartas de final do Paranaense. O jogo de volta desta fase será na próxima quarta-feira (22), no Estádio Olímpico Regional. Sem contar que o FC Cascavel pode conquistar, pela primeira vez na história, uma classificação para as semifinais do Campeonato Paranaense. No ano passado, o time foi semifinalista do primeiro turno e terminou a competição em sétimo lugar, a melhor campanha até então. O técnico Marcelo Caranhato reforçou o peso das partida para a história do clube. “É um jogo dificílimo. São 180 minutos que valem uma vaga na Copa do Brasil e este foi um dos objetivos que a gente traçou na pré-temporada”, disse.

De fora

O time de Caranhato teve um longo tempo de preparação e retomou os treinamentos presenciais no início de junho, diferente de seu adversário que só voltou a treinar essa semana. Na última rodada, em março, Caranhato se deu ao luxo de deixar alguns titulares de fora pelo acúmulo de cartões amarelos. Desse modo, evitou desfalques por suspensão no confronto contra o Rio Branco. Mas o treinador perdeu um de seus titulares para o confronto. Antes do jogo, o FC Cascavel teve que submeter os atletas e membros da comissão técnica a novos testes de Covid-19. Dos 31 profissionais testados, apenas o atacante Paulo Baya testou positivo e terá que cumprir o isolamento.

Retrospecto

FC Cascavel e Rio Branco se enfrentaram em seis ocasiões na elite estadual de 2015 para cá. O retrospecto favorece a Serpente Aurinegra, que conseguiu três vitórias, teve dois empates e sofreu apenas uma derrota. Na primeira fase do Estadual, Rio Branco e FC Cascavel se enfrentaram pela sétima rodada, no dia 15 de fevereiro, em Paranaguá, e ficaram no empate em 1 a 1.

Leão x Fantasma

A fase de quartas de final do Campeonato Paranaense terá mais uma partida neste sábado (18). O Cianorte recebe o Operário de Ponta Grossa, às 16 horas, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte. O Fantasma não poderá contar com o técnico Gerson Gusmão, que testou positivo para o coronavírus. Além dele, o supervisor Tiago Alencar também foi infectado.

Jogos de domingo

A fase de quartas de final do Campeonato Paranaense terá mais duas partidas programadas para domingo (19). O clássico entre Paraná Clube será às 16 horas, na Vila Capanema, em Curitiba. A prefeitura da capital liberou a realização do jogo nesta sexta-feira (17). A partida deveria ocorrer em Ponta Grossa.

Às 18 horas, o Londrina recebe o Athletico-PR. O Tubarão não teve a liberação do Estádio do Café. Por isso, irá mandar o jogo no Estádio Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio. Todas as partidas das quartas de final serão realizadas sem a presença de público.