A Copa do Mundo segue em pleno vapor. Mas o Campeonato Paranaense Sub-19 não teve pausa. Com isso, os jovens atletas buscam inspiração nos principais astros que estão em solo russo para que também possam brilhar na competição estadual. Este torneio, inclusive, já teve concluída uma etapa. O primeiro turno da fase inicial se encerrou na rodada anterior. E agora, os times que estão no Grupo A iniciam a jornada no returno com o destino à segunda fase do Estadual.
Os dois times da Capital do Oeste, que fazem parte desta chave, estão em condições extremas. O Futebol Clube Cascavel (FCC) vai começar o returno com folga. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Campo Mourão no sábado passado, a equipe de Romildo Rosa foi aos 19 pontos, sete a mais que o segundo colocado. Logo, está virtualmente classificado para a próxima fase. Sem contar que a Serpente Aurinegra é a única invicta neste Grupo A. Neste sábado (23), o time volta a jogar em casa e recebe o Foz do Iguaçu, às 15 horas, no campo da Associação Atlética Coopavel. No ‘ninho’, o time tem 100% de aproveitamento e quer somar mais três pontos para encaminhar a classificação antecipada. Aliás, a caminhada do FCC neste Paranaense iniciou justamente contra o Foz do Iguaçu. No primeiro encontro entre as duas equipes, a vitória foi cascavelense de goleada: 5 a 1 na fronteira. Romildo Rosa sabe que será difícil repetir este placar elástico neste sábado. “Fizemos um bom jogo em Campo Mourão. Mas o mais importante é que conseguimos fechar o primeiro turno na frente. Agora vai começar o returno e temos esse jogo contra o Foz do Iguaçu em casa. É um time que cresceu muito em relação ao primeiro jogo que fizemos lá contra eles. Mas nos preparamos no decorrer da semana para começarmos com o pé direito este segundo turno”, disse Romildo Rosa.
O treinador não poderá contar com o zagueiro Alex, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas Romildo Rosa espera contar com o atacante Vinicius. O jogador é o artilheiro da equipe no estadual com seis gols e ficou de fora dos dois últimos jogos em virtude de uma lesão.
Na outra ponta
Na outra extremidade da tabela do Grupo A está o Cascavel Clube Recreativo (CCR). O time é o penúltimo colocado com quatro pontos ganhos. Mesmo que consiga vencer o Toledo neste sábado (23), a Serpente Tricolor não consegue sair da vice-lanterna. Mas o propósito é vencer pela primeira vez no Campeonato Paranaense Sub-19 para entrar na briga por uma das quatro vagas desta chave na próxima fase. E restou apenas o returno para que o CCR alcance este objetivo. Na primeira metade da fase inicial, o time fez sete jogos, com quatro empates e três derrotas. Neste sábado, o confronto será contra o Toledo, às 15h30, no Estádio Olímpico, em Cascavel.
Na visão do técnico Paulo Botarelli, a reação no campeonato começou no jogo passado, na última rodada do primeiro turno. O CCR enfrentou o vice-líder Prudentópolis fora de casa e empatou em 3 a 3. O time buscou esse pontinho no fim do jogo mesmo estando com apenas oito jogadores em campo. E em boa parte da partida atuou com um a menos depois da expulsão de Rodrigo. Essa dedicação dos jogadores serviu de incentivo para uma arrancada no returno do Paranaense Sub-19.
Só que para o duelo contra o Toledo, Botarelli tem um sério problema. Ele não tem um goleiro à disposição para o confronto. No decorrer da semana, o time já trabalhou com zagueiros Daniel e Rodrigo improvisados na posição. Mas o técnico minimizou o fato. “Um deles vai jogar. Fizemos trabalhos específicos com os dois e vamos ver quem está melhor. Na verdade, na base, é comum os jogadores de linha ter experiência no gol”, disse ele.