A Stock Car ainda não havia anunciado de maneira oficial, mas viria para Cascavel neste fim de semana. A ‘batida do martelo’ para a realização da etapa de abertura do calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro ainda dependia do aval do município. Mas isto já estava alinhado, visto que o Autódromo Zilmar Beux sediou a primeira etapa da Copa Truck no último fim de semana. O protocolo sanitário que foi elaborado para a realização das primeiras corridas do ano chancelaria a vida da Stock Car para cá. Mas o decreto emitido pelo governo do Estado na última terça-feira, em que suspendeu as atividades não essenciais em sete regiões, entre elas a de Cascavel, fez a Stock dar a ‘marcha ré’ e adiar a etapa de abertura, que deveria ocorrer no sábado (04) e no domingo (05).
A Prefeitura de Cascavel prometeu recorrer da decisão do governo do Estado, o que poderia viabilizar a realização da etapa no Zilmar Beux. No entanto, segundo uma fonte direta da organização da Stock Car, a categoria optou pelo adiamento das corridas pelas questões logísticas de custo. Segundo essa fonte, algumas pessoas que atuam na organização da categoria e até membros de algumas equipes já haviam se deslocado para Cascavel e tiveram que retornar. A própria Stock Car já havia se antecipado e feito os testes de Covid-19 nos colaboradores, item que é exigido pelo protocolo de segurança.
A Stock Car agora trabalha para manter a meta de oito eventos neste segundo semestre, encaixando quatro provas que ficaram para trás no primeiro, compondo rodadas duplas no fim de semana. Assim, a categoria teria as tradicionais doze provas do calendário. De acordo com esta mesma fonte, ainda há intenção da categoria de realizar uma etapa em Cascavel neste ano. O calendário oficial que foi divulgado no início do ano prevê a etapa no Autódromo Zilmar Beux no dia 18 de outubro.
Com o cancelamento da etapa deste fim de semana, as corridas que devem abrir o calendário de 2020 estão programadas para o dia 19 de julho, em Santa Cruz do Sul. No entanto, a confirmação desta data ainda depende do andamento da pandemia do coronavírus. A Stock Car tem negociação com todas as pistas e as cidades que podem sediar uma prova da categoria estão em estágios distintos em relação à quarentena. Ainda não é possível afirmar com precisão onde e quando será a etapa de abertura.