Esportes

Toledo e União fazem confronto histórico neste domingo

17 mar 2018 às 10:19

Fundado em 2004, o Toledo Esporte Clube nunca enfrentou o Clube Esportivo União em sua história, exceto pelos confrontos nas categorias de base como o Paranaense Sub-17 do ano passado. Já o União não representa a cidade de Francisco Beltrão na elite do futebol paranaense desde 1980, quando disputou a primeira divisão pela primeira e última vez. Naquele campeonato o Clube Esportivo União venceu o Toledão por 2 a 0, no dia 7 de agosto de 1980, jogo que aconteceu no Estádio Anilado.

Após 1980 o União encerrou suas atividades com o futebol profissional e só reativou em 2016, quando em menos de dois anos ressurgiu da terceira para a primeira divisão do Campeonato Paranaense. Um dos pilares dessa reestruturação no futebol profissional do clube é Ivair Cenci, técnico experiente que já treinou equipes como Grêmio Maringá, Cascavel, Prudentópolis, Foz do Iguaçu e Paranavaí.

E este primeiro encontro entre Toledo Esporte Clube e União é de extrema importância para os dois times. Se vencer o TEC garante uma das vagas nas semifinais da Taça Caio Junior, já o clube beltronense luta para não ser rebaixado à segunda divisão. O treinador Paulo Baier, comenta a situação do adversário no jogo de domingo. “O União está numa situação parecida com a do Prudentópolis, por isso digo que o jogo não será fácil. Na semana passada as duas expulsões comprometeram o resultado da partida e para esse jogo agora os atletas já foram cobrados para que isso não ocorra novamente.”

Com sete pontos em três jogos na Taça Caio Júnior, o Toledo ocupa a segunda posição no Grupo B, cujo líder é o Atlético Paranaense com nove pontos ganhos. Se o Atlético vencer ou empatar com o Londrina e o Toledo vencer o União, o TEC garantirá a classificação às semifinais com uma rodada de antecedência.

Azulão da fronteira

O Foz do Iguaçu faz, neste domingo (18), um confronto direto com o Paraná Clube pela vaga nas semifinais da Taça Caio Júnior. O Azulão da fronteira ocupa o quarto lugar no Grupo A com seis  pontos. Um a menos que o Paraná Clube, que está em segundo com sete. A liderança é do Cianorte, também com sete. Uma vitória sobre o Paraná pode colocar o Foz na zona de classificação para as semifinais do segundo turno, desde que o Maringá não vença o FC Cascavel. O time pode até ficar na liderança do grupo se o Cianorte não vencer o Coritiba na Capital. De qualquer maneira, um resultado positivo sobre o Paraná Clube deixa o Foz do Iguaçu dependendo apenas de si para se classificar para as semifinais da Taça Caio Júnior já que, na última rodada, tem outro confronto direto com o Cianorte.

O jogo deste domingo contra o Paraná Clube tem outra importância significativa para o Azulão da fronteira. Se o time de Negreiros vencer o Paraná Clube será dono de uma das vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. O Foz tem a segunda melhor campanha na classificação geral com 18 pontos ganhos e é o melhor time do interior até o momento. Se vencer, o Foz não pode mais ser alcançado por Maringá, que tem 14, e Toledo, que tem 12 pontos.

A vitória aliada a um tropeço do Cianorte em Curitiba coloca o Foz do Iguaçu na Copa do Brasil do ano que vem. Sendo assim, o jogo deste domingo tem uma importância tripla para time de Negreiros.