Esportes

'Treino de luxo' para as meninas do handebol de Cascavel

02 nov 2018 às 12:19

A equipe de handebol de Cascavel sabia que a classificação para as quartas de final da Liga Nacional – Conferência Sul-Sudeste seria muito difícil. Só que o sonho de avançar no torneio se manteve vivo depois da vitória sobre Blumenau, no último jogo em casa. Para seguir sonhando com a classificação, era preciso que Blumenau perdesse seus dois jogos seguintes. No primeiro deles, o time catarinense foi superado pelo Pinheiros, de São Paulo por apenas um gol de diferença (25 a 24). Só que depois, Blumenau superou a Unip, de São Bernardo do Campo, também por um gol de vantagem: 23 a 22.

E foi esse resultado que minou as chances de classificação do time cascavelense. Por isso, as meninas do técnico Neudi Zenatti apenas vão cumprir tabela no jogo deste sábado (03) contra Vila Velha, time do Espírito Santo. A partida que vai marcar a despedida do time da Liga Nacional está programada para as 16 horas, no ginásio da Neva. Com apenas uma vitória na competição, Cascavel soma apenas dois pontos em cinco jogos. Logo, não consegue alcançar os quatro primeiros colocados. A liderança da conferência é de Concórdia com dez pontos, seguido pela Unip, com oito, Pinheiros e Blumenau, ambos com seis. Maringá tem quatro pontos mas como já fez os seis jogos desta fase não tem mais chances de classificação. O embate deste sábado será contra o lanterna, que ainda não pontuou no torneio. Mas como ainda tem três jogos para cumprir, o Vila Velha ainda tem chances de classificação desde que vença as três partidas.

Mas Cascavel quer se despedir da Liga com vitória. “A vitória de Blumenau nos tirou a chance de classificação. Mas vamos fazer esse jogo para cumprir a tabela e seguir os nossos trabalhos com a conclusão da última rodada da nossa equipe na Liga Nacional”, explicou o treinador.

De qualquer modo, no fim de novembro, Cascavel fará as partidas finais do Campeonato Paranaense em Maringá. No jogo das semifinais, programado para o dia 24 deste mês, as meninas vão enfrentar Matelândia. E tudo indica que a grande final do Estadual, marcada para o dia 25, será contra Maringá, que faz a outra semifinal contra Campo Mourão. Sendo assim, esse duelo da Liga Nacional servirá como preparo para o time de Neudi Zenatti. “Vamos jogar para vencer, mas esse jogo vai servir apenas para as finais do Estadual”, disse.

Copa Oeste

E este será um feriado decisivo para o handebol de Cascavel. Será realizada a etapa decisiva da Copa Oeste juvenil. As meninas do técnico Marcos Galhardo chegam na fase final na condição de líderes invictas com 35 pontos, mesma pontuação do segundo colocado São Miguel do Iguaçu. Em 12 jogos, foram onze vitórias e apenas um empate. O time conquistou o torneio 14 vezes e busca o 15º título do torneio regional. Galhardo explica que essa competição é preparatória para a disputa da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). “Este ano, porém, houve uma mudança no calendário e a fase final da Copa Oeste ficou para depois dos Jogos da Juventude. De qualquer modo, para nós, vai servir de preparação para a fase final dos Jogos Escolares da Juventude. Mas temos o objetivo de vencer a Copa Oeste”, explicou o treinador. O time cascavelense disputa a competição nacional no fim de novembro, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

O time masculino de Cascavel, treinado por Cezar Casagrande, também disputa a fase final da Copa Oeste e busca o título do torneio.