O Autódromo Internacional Zilmar Beux volta a receber pilotos e equipes neste fim de semana para a abertura de mais uma temporada do Campeonato Metropolitano de Automobilismo de Cascavel. A programação do domingo (18) marca o início de um trabalho conjunto entre pilotos, equipes e dirigentes pelo resgate da categoria Turismo 1600, destinada a modelos de carros mais antigos e já fora de especificação técnica para integrarem o grid de Marcas & Pilotos, a principal do evento, que terá ainda provas da Copa Paraná-Sul de Motovelocidade.
Hoje com subdivisões distintas para motores carburados e com injeção eletrônica, a Turismo 1600 dá espaço às equipes que detêm carros que compuseram os grids de Marcas na década passada. Os orçamentos de competição são bem inferiores aos do campeonato principal. “É como se fosse uma categoria de acesso, embora não exista nenhuma ligação desportiva entre os dois campeonatos”, explica Orlei Silva, presidente do Automóvel Clube de Cascavel. Neste ano a Turismo 1600 volta a ter corridas próprias, separadas das provas de Marcas.
Um conjunto de providências foi adotado para viabilizar o campeonato e o retorno de pilotos que estavam inativos ou propensos a descontinuar a atividade no automobilismo. “Mudamos um pouco o jeito de trabalhar e parece que está dando certo”, revela o jornalista Luc Monteiro, ele próprio um dos pilotos do grid que abre a temporada neste domingo. “Só avisar aos pilotos que vai ter corrida não resolve, a galera estava um tanto desmotivada e, além de colocar todo mundo para conversar de novo, fomos atrás de subsídios para a categoria”.
Monteiro assumiu a promoção da categoria Turismo 1600 no Campeonato Metropolitano, em parceria com o Automóvel Clube. “Precisávamos mostrar aos pilotos que há boa vontade de todos os lados para a nossa categoria renascer. A primeira coisa que fizemos foi baixar o preço da inscrição. Um dos participantes vai receber um par de pneus novos durante a etapa como subsídio, e um dos que participarem do campeonato vai ter a carteira de piloto de 2019 custeada pela categoria. São subsídios que ajudam a trazer a galera de volta”, diz Monteiro.
Na categoria dos carburados, Duda Weirich abre a disputa pelo bicampeonato tendo como concorrentes Luciano Cortina/Cleber Fonseca, Fábio Grenteski e Luc Monteiro. Nos carros injetados, Beto Vanzin volta às pistas em dupla com Marcos Cortina e disputa a vitória com José Newton Ficagna, Flamarion Zacchi e o estreante Rafael Copetti Boita. A marca de roupas e acessórios esportivos Picoloko é a apoiadora da Turismo 1600 nesta etapa.
PROGRAMAÇÃO
A programação de treinos livres e classificatórios será desenvolvida neste sábado (17). A entrada no autódromo para as corridas de domingo é gratuita. As provas de Marcas & Pilotos, cada uma com 30 minutos mais duas voltas, terão largada às 10h25 e às 14h10. A Turismo 1600 tem suas corridas, com 25 minutos mais uma volta, marcadas para 11h45 e 15h20. Na motovelocidade, as corridas da 250cc/300cc vão começar às 9h45 e às 13h30, sempre para 12 voltas. A prova única das 600cc/1.000cc está marcada para 11h05.