O sentimento de melancolia já paira no ar. Isso porque a quarta-feira (13) será o último dia de disputas da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Cascavel. Na verdade, esse sentimento melancólico é apenas para quem participou da competição e ficou no ‘quase’. Ou seja, ficou com a medalha de prata. Para quem foi campeão da fase municipal, os JEPS não param. Esses campeões vão representar Cascavel na fase regional dos Jogos, que será em Catanduvas, nos dias 06 a 11 de maio. Inclusive, a organização dos JEPS, que é de responsabilidade do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel e da Secretaria de Esportes do município, faz um lembrete importante: todas as equipes que foram campeãs e que irão representar Cascavel na fase regional têm até a próxima segunda-feira (18) para efetuarem as inscrições de seus atletas para o evento em Catanduvas. Quem for campeão da fase regional segue para a macrorregional. E se a medalha de ouro vier nesta etapa, os campeões seguem para a fase estadual dos JEPS.
Futsal
Se fizermos uma rápida pesquisa para saber qual é o principal esporte de Cascavel iremos constatar que se trata do futsal. Ainda mais depois das importantes conquistas do Cascavel Futsal e do Stein Cascavel no ano passado. Com estes títulos, o esporte se tornou ainda mais vigoroso e ganhou mais espaço nos corações dos torcedores. Parte desse sucesso se refletiu nos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Os jogadores e as jogadores têm aproveitado esse evento para entrar numa espécie de ‘vitrine’ e gerar a possibilidade de, um dia, vestir a camisa dos times campeões.
Nesta quarta-feira (13), duas equipes vão conhecer a glória eterna e consolidar a presença na fase regional dos JEPS. Serão realizadas as decisões do futsal masculino e feminino, na categoria para atletas entre 15 e 17 anos. Na competição, o domínio foi todo dos colégios públicos.
A decisão entre as meninas será entre os colégios 14 de Novembro e Marilis Pirotelli, duas equipes que têm tradição no futsal feminino nos JEPS. O jogo que vale a medalha de ouro será às 15h30, no ginásio Sérgio Mauro Festugatto.
Nesta terça (12), as semifinais ocorreram nesse mesmo local. A classificação do 14 de Novembro foi dramática e só veio nas penalidades máximas. Empatou com o Interlagos em 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, a heroína foi Kethlin Cristina, de 15 anos. A goleira defendeu as três cobranças das adversárias e revelou a estratégia. “Elas bateram tudo no meio. E era mais fácil eu defender no meio do que nos cantos. Fizemos um bom jogo e estamos muito felizes pela classificação. Estamos muito confiantes que vamos conseguir esse título”, disse.
Antes mesmo do início da segunda semifinal, Kethlin fez uma projeção e acreditava que o adversário da final desta quarta-feira seria o Marilis Pirotelli. “É o melhor time”, disse. De fato, a goleira pode se preparar que vai encarar ‘chumbo grosso’ na decisão. Na segunda semifinal, o Marilis confirmou o favoritismo e venceu o Wilson Joffre por 9 a 0.
Masculino
Nesta terça, foram definidos os dois finalistas do futsal masculino nessa mesma categoria. Foram dois duelos entre colégios públicos contra colégios particulares. O Colégio Francisco Lima da Silva despachou o Colégio Fag nos pênaltis depois de um empate em 1 a 1. Já o Santa Felicidade avançou com a vitória por 2 a 0 sobre Santa Maria. A decisão do futsal masculino será o último embate da fase municipal dos Jogos Escolares. Francisco Lima e Santa Felicidade jogam nesta quarta, às 16h30, no Sérgio Mauro.
O São Cristóvão foi campeão no vôlei
Voleibol
Nesta terça teve medalha de ouro no voleibol masculino nos JEPS. Foi a definição da categoria entre 12 e 14 anos, que teve a presença de três equipes. Os garotos do Colégio São Cristóvão foram campeões por antecipação. Na segunda, derrotaram o Wilson Joffre. E na manhã desta terça venceram o Colégio por 2 sets a 1. Com isso, o time do técnico Juca Sesso garantiu o ouro e a presença na fase regional. O voleibol será concluído nesta quarta. Wilson Joffre e Elite jogam pela medalha de prata.
No vôlei feminino nesta categoria, a decisão será entre os colégios Marista e ESI Auxiliadora. O jogo que vale a medalha de ouro será às 10h30 desta quarta, no Sérgio Mauro Festugatto. Na programação desta terça, o Auxiliadora fez 2 sets a 0 no Passo Certo. E o Marista venceu o Wilson Joffre também por 2 a 0.