Esportes

Um 'Furacão' entre o FC Cascavel e a decisão inédita do Estadual

01 set 2021 às 10:50

O FC Cascavel disputa pela sétima vez consecutiva a elite do Campeonato Paranaense. Em sua primeira partida no grupo dos principais times do Estado, a Serpente Aurinegra cruzou com o Athletico-PR. Na época, era Atlético-PR, sem o ‘H’, que foi introduzido na nomenclatura do time da Capital no início de 2019, logo após o clube conquistar a Copa Sul-Americana. Esse duelo ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2015 e terminou empatado sem gols. De lá para cá, os confrontos do FC Cascavel contra o Furacão se tornaram comuns, sempre no Campeonato Paranaense, é importante ressaltar.

No entanto, foi esse mesmo Athletico-PR, agora com ‘H’, que freou o desejo do FC Cascavel de alcançar uma decisão do Campeonato Paranaense pela primeira vez. Os dois times se enfrentaram nas semifinais do Estadual do ano passado. No jogo de ida, em Curitiba, o Furacão goleou a Serpente Aurinegra por 5 a 1. O empate sem gols no jogo de volta colocou o gigante da Capital em mais uma decisão para, posteriormente, vencer o Campeonato Paranaense pela 26ª vez.

O FC Cascavel, que vai se consolidando como uma das forças do interior do Estado, quer a sua primeira decisão. Para isso, terá que passar por esse mesmo Athletico-PR, já que os dois times voltaram a se enfrentaram numa semifinal do Paranaense. O jogo de ida será nesta quarta-feira (1º), às 15h20, na Arena da Baixada. Por ter melhor campanha na competição até agora, o FC Cascavel tem o direito de fazer o jogo de volta das semifinais em casa. O segundo duelo será na próxima quarta-feira (08), no Estádio Olímpico Regional. O Furacão quer manter a hegemonia, já que venceu as últimas três edições do Estadual. E tem uma responsabilidade maior no confronto por ser o principal time do Paraná na atualidade. É a única equipe na disputa da elite nacional. Também é semifinalista da Copa Sul-Americana e está nas quartas de final da Copa do Brasil. Portanto, é o único time no Brasil, no momento, com quatro competições simultâneas na disputa.

O FC Cascavel chega para esta semifinal com boas credenciais. A equipe lidera o Grupo 8 da Série D do Campeonato Brasileiro e já está classificada para as semifinais. Em 28 partidas no ano, foram 15 vitórias, doze empates e apenas uma derrota, um aproveitamento de 67,8%. Também é o único time invicto no Estadual. Nesta terça (31), o treinador dirigiu os  trabalhos no Centro de Treinamento do Coritiba, rival do Furacão. “Jogo importante dentro do planejamento que o clube tem para se firmar como uma das potências do interior do estado. E para alcançar essa ambição temos que passar por esses desafios. O retrospecto do ano passado ainda está muito vivo, mas são dois jogos. Nesta primeira partida temos que ter todo o cuidado, mas não mudar nossa postura e nossa filosofia de jogo. Esperamos um Athletico ofensivo, um time que mesmo que não esteja passando por um bom momento no Brasileiro não deixa de ser forte, estamos preparados para isso”, disse Tcheco.

Porém, o técnico tem problemas para enfrentar o Furacão, já que não pode contar com os atletas que foram contratados para a Série D e não foram inscritos no Estadual. Caso de Carlos Henrique, que é titular. Outro que ficará de fora da formação principal é João Pedro, que pertence ao Furacão e não foi liberado para atuar nesta quarta.

Campanhas

O FC Cascavel fechou a primeira fase com a segunda posição atrás do Operário de Ponta Grossa. Com isso, cruzou com o Maringá nas quartas de final. No jogo de ida, venceu o representante da Cidade-Canção por 2 a 1, no dia 17 de maio. Na última vez que atuou pelo Estadual, o FC Cascavel empatou em 1 a 1, no Estádio Olímpico Regional. Com o resultado, o time de Tcheco avançou para as semifinais. Em 13 jogos na competição, o FC Cascavel teve sete vitórias e seis empates. O ataque balançou as redes 19 vezes e a defesa sofreu onze gols. Robinho é o goleador da equipe na competição com cinco gols.

O Furacão avançou em terceiro lugar na fase de grupos com 16 pontos ganhos. O time iniciou a competição com um time alternativo, mas optou por usar os atletas principais no mata-mata. Isso acarretou o atraso na competição. Nas quartas de final, o Athletico-PR derrotou o Paraná Clube por 2 a 0, no dia 24 de maio. O jogo de volta ocorreu quase um mês depois, no dia 16 de junho. O empate sem gols colocou o time nas semifinais. Em 13 partidas, o Furacão teve seis vitórias, dois empates e cinco derrotas. O ataque marcou 15 gols e a defesa sofreu 14. Na primeira fase, o FC Cascavel derrotou o Athletico-PR por 2 a 1, no Estádio Olímpico, em jogo que ocorreu no dia 04 de abril.


Retrospecto (de 2015 para cá)

9 jogos

2 vitórias

4 empates

3 derrotas


2015

FC Cascavel 0 x 0 Athletico-PR

2016

FC Cascavel 2 x 2 Athletico-PR

2017

Athletico-PR 4 x 0 FC Cascavel

2018

FC Cascavel 0 x 1 Athletico-PR

2019

FC Cascavel 0 x 0 Athletico-PR

2020

FC Cascavel 1 x 0 Athletico-PR

Athletico-PR 5 x 1 FC Cascavel

FC Cascavel 0 x 0 Athletico-PR

2021

FC Cascavel 2 x 0 Athletico-PR