Esportes

Um novo campeonato para a Serpente Aurinegra

10 ago 2018 às 18:34

“É o melhor formato de competição para o futebol de base, pois oportuniza às equipes uma grande quantidade de partidas”. A frase foi dita em tom elogioso por Elói Krüger, hoje coordenador das categorias de base do Futebol Clube Cascavel (FCC), sobre o Campeonato Paranaense Sub-19. A frase de Krüger sintetizou o seguinte: muitos dos garotos que estão em campo defendendo as cores de seus clubes na competição no ano que vem farão parte dos elencos profissionais. E terão uma vasta rodagem pela frente. Logo, o caminho até o título do Estadual Sub-19 é bastante longo.

O próprio FCC fez uma campanha formidável na primeira fase do torneio. Foi o primeiro colocado do Grupo A com 38 pontos ganhos. Em 14 jogos, foram 12 vitórias e dois empates. Ainda invicta, a Serpente Aurinegra é dona da segunda melhor campanha na competição e só fica atrás do Londrina, o outro time que ainda não foi derrotado na competição.

Só que esta excelente campanha precisa ser validada por mais um bom desempenho na segunda fase do Paranaense Sub-19. Neste sábado (11), o FCC entra em campo pela segunda rodada e recebe o Foz do Iguaçu, às 15 horas, no campo da Associação Atlética Coopavel. Agora, tudo começa do zero mais uma vez e o técnico Romildo Rosa quer que o time mantenha o mesma pegada da fase inicial para que o time seja dono de uma das duas vagas na terceira fase. O FCC ficou no Grupo D que, além do Foz do Iguaçu, tem ainda o Maringá e o atual campeão paranaense da categoria, o Paraná Clube. “Agora zera tudo, é nova fase e novo campeonato. Mas vamos em busca de nosso objetivo que é a classificação para a próxima fase. Vamos estrear em casa e temos a obrigação de fazer um bom jogo e conseguir a vitória”, disse o treinador do FCC.

O Foz do Iguaçu foi adversário da Serpente Aurinegra em duas ocasiões na fase inicial. Por coincidência, o primeiro jogo na competição foi justamente contra o Azulão da fronteira. No dia 29 de abril, o FCC venceu por 5 a 1, lá na fronteira. Depois, as duas equipes se enfrentaram pelo returno da fase inicial em Cascavel com nova vitória da Serpente Aurinegra: 3 a 1 no dia 23 de junho.


Doze times seguem na disputa da segunda fase do Estadual

A segunda fase do Campeonato Paranaense Sub-19 terá rodada completa neste sábado (11). Os doze times que seguiram no torneio foram divididos em três grupos de quatro times, conforme a classificação da primeira fase. O Futebol Clube Cascavel (FCC), campeão do Grupo A está no Grupo D, com Foz do Iguaçu, que foi o quarto colocado nesta mesma chave, com o Maringá, segundo colocado no Grupo B, e com o Paraná Clube, terceiro colocado no Grupo C. O Toledo, que fez uma ótima campanha na fase inicial e ficou atrás do FCC no Grupo foi parar no Grupo F com o Coritiba e Operário de Ponta Grossa, primeiro e quarto colocados do C respectivamente, e Cianorte, que foi o terceiro do B. Inclusive, o Leão do Vale do Ivaí é o primeiro adversário do Porco na segunda fase. As duas equipes se enfrentam neste sábado (10), às 10 horas, no Estádio 14 de Dezembro, em Toledo.

O Grupo E tem o Londrina, campeão do Grupo B na fase inicial e time de melhor campanha da competição até o momento, o Apucarana, que veio da mesma chave, o Atlético-PR, que foi o segundo colocado no Grupo C, além do Batel, terceiro do Grupo A.

Nesta fase do torneio, os times se enfrentam entre si, dentro de seus respectivos grupos, em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais e serão divididos em dois grupos de três equipes, novamente de acordo com a classificação. Depois de quatro rodadas, turno e returno, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, que serão em dois jogos (ida e volta), bem como a grande decisão.