Esportes

Um novo campeonato para o Cascavel Clube Recreativo (CCR)

31 mar 2018 às 10:09

Por uma questão lógica e prudente, o Cascavel Clube Recreativo (CCR) não explicitou os objetivos do duelo do último domingo contra o Rolândia, pela rodada que fechou a primeira fase do Campeonato Paranaense da segunda divisão. O que o time deixou explícito desde o início da competição é que queria avançar para a segunda fase e fugir do grupo do Operário de Ponta Grossa, fortíssimo candidato a uma das duas vagas do acesso.

O resultado que, de fato, interessava de forma plena era a derrota em casa, como ocorreu. O CCR perdeu por 3 a 2 e comemorou os ‘benefícios da derrota’, já que terminou em sexto lugar na tabela de classificação com onze pontos e ficou no Grupo 2, com Paranavaí, Independente e o próprio Rolândia. O Grupo 1 teve o favorito Operário, o PSTC, o Batel e o Iraty.

Agora é ‘cada um pra si e Deus por todos’ na sequência da segundona. Na segunda fase, apenas dois times vão comemorar o acesso à elite no ano que vem. As vagas serão preenchidas pelo campeão de cada um dos grupos depois de seis rodadas (turno e returno).

A derrota para o Rolândia no domingo passado tem uma justificativa plausível. Qualquer outro resultado colocaria o CCR no grupo do Operário. O Fantasma ainda vai ter que jogar estas seis partidas para consumar este favoritismo. E claro que os concorrentes, principalmente o PSTC, devem proporcionar algumas dificuldades ao favorito. Mas ao usar a razão fica claro que as possibilidades de acesso ficam muito mais restritas com o Operário como concorrente.

Para o CCR, não há mais o benefício da derrota. A partir de agora é vencer ou vencer. É por isso que apenas a vitória interessa no confronto deste Domingo de Páscoa, 1º de abril, pela rodada de abertura da segunda fase. O CCR inicia este ‘novo campeonato’ contra o Paranavaí, às 15h30, no Estádio Olímpico.

No entanto, o último resultado negativo deixou uma ferida aberta, um dado ruim para o time cascavelense: o baixo rendimento dentro do Estádio Olímpico. O time fez cinco jogos em casa e conseguiu apenas uma vitória. Teve um empate e sofreu três derrotas, um aproveitamento de apenas 26%. Curiosamente, a única vitória em casa foi sobre o Paranavaí. E é neste fator que o time se apega para começar a segunda fase vencendo. “Na primeira fase, nós vacilamos em alguns jogos em casa. E na segunda fase não pode ter erros. Estamos mais focados e mais ligados para conseguir a vitória nestes três jogos em casa e ir buscar pontos fora de casa, que é importante também”, disse o goleiro Enéas, um dos líderes do elenco do CCR.

Além do confronto contra o Paranavaí neste domingo, o time cascavelense vai fazer mais duas partidas no Estádio Olímpico. Vão ser nos dias 22 e 29 de abril, contra Independente e Rolândia, respectivamente, em jogos válidos pela quarta e pela quinta rodadas.

Depois do jogo de hoje, o CCR faz duas partidas como visitante contra Independente e Rolândia, nos dias 08 e 15 de abril. E fecha a campanha da segunda fase também fora de casa contra o Paranavaí no dia 06 de maio.

“É um novo campeonato. A gente sabe das dificuldades, mas estamos focados. Conseguimos o nosso primeiro objetivo que era a classificação para a segunda fase e agora queremos fazer uma campanha ainda melhor para conquistar o nosso principal objetivo, que é o acesso”, concluiu Enéas.

Novo comando

A diretoria do CCR anunciou, na sexta-feira (30), o novo técnico que vai ocupar o cargo deixado por Agenor Piccinin. Trata-se de Luiz Carlos Cruz. O treinador já venceu o Campeonato Sergipano em duas ocasiões com as equipes do Sergipe e Confiança, respectivamente. Cruz também tem uma experiência no exterior e trabalhou no Dibba Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o presidente Tony Di Almeida, "a contratação do Luiz Carlos está dentro da nossa realidade financeira no clube. Por isso, demoramos um pouco para anunciar o novo técnico", explicou o presidente, dizendo que fez contato com outros dois nomes. Luiz Carlos Cruz deve estrear no comando do CCR neste domingo, diante do Paranavaí.

Resta saber como vai ficar a situação de André Astorga. Na quarta-feira (28), ele disse que havia acertado com o presidente do CCR para dirigir o time no restante do Campeonato Paranaense da segunda divisão. Astorga é gerente de futebol do CCR e comandou a equipe de maneira interina nos dois últimos jogos da primeira fase.

Será que o CCR vai conseguir enfrentar o FCC na elite no ano que vem?


Outros jogos

A rodada inicial da segunda fase do Campeonato Paranaense da divisão de acesso tem mais três partidas neste domingo (1º). Pelo mesmo Grupo 2, Rolândia e Independente se enfrentam às 15h30, no Estádio Erich Georg, em Rolândia. As outras duas partidas são válidas pelo Grupo 1. O Operário de Ponta Grossa, que foi o time de melhor campanha e ainda está invicto, visita o Iraty, no Estádio Emílio Gomes. E o Batel recebe o PSTC, no Estádio Waldomiro Gelinski, em Guarapuava. Estas duas partidas também estão marcadas para as 15h30.