Esportes

Uma final paranaense na Liga Nacional de Futsal?

30 set 2019 às 18:58

Já imaginou uma decisão entre times paranaenses na Liga Nacional em 2019? Isso ainda é possível já que o Estado conta com seis representantes na fase de oitavas de final. Das seis, três equipes podem alcançar a fase de semifinais, o que aumentaria, e muito, a chance de uma final paranaense. Essa possibilidade se desenhou em 2017, quando Foz Cataratas e Marreco chegaram nas semifinais e estavam em lados opostos do chaveamento. Só que ambos foram eliminados por Joinville e Assoeva e o time catarinense faturou o título. Uma nova chance de uma final paranaense surgiu na edição passada com Pato Futsal e Marechal classificados para as semifinais, também em lados opostos do chaveamento. O Pato passou pelo Sorocaba, mas o Marechal caiu diante do Atlântico de Erechim. E o Pato teve o privilégio de ser o primeiro time do Paraná a vencer a Liga Nacional.

A provável decisão de paranaenses na Liga Nacional em 2019 depende do andamento das equipes nos jogos de volta das oitavas de final. No último fim de semana, foram realizados os confrontos de ida. E só dois times do Estado estão com vantagem no ‘mata-mata’.

No domingo, acompanhei de perto o jogo entre Marechal e Sorocaba, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. O time rondonense empatou com os paulistas em 3 a 3. O detalhe é que sempre esteve à frente no placar, mas sofreu o gol de empate quando restavam quatro segundos para o fim. A vitória faria com que o Marechal tivesse a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta, na próxima sexta (04). Mas o embate ainda está em aberto. A desvantagem, no entanto, é pequena para o Marechal: o time de Fernando Malafaia terá que buscar uma vitória sobre o Sorocaba. Ou que ela venha no tempo normal ou na prorrogação. Caso o Marechal conquiste a classificação como visitante colocará um time do Estado nas semifinais da Liga. Isso porque cruzará com outro representante do Paraná: Foz Cataratas ou Campo Mourão. No jogo de ida entre eles, vitória do Foz Cataratas por 3 a 2, em Foz do Iguaçu. O time da fronteira joga pelo empate na volta. O Campo Mourão precisa da vitória para forçar a prorrogação. E aí passa a jogar pelo empate.

Foto: Paulo Sauer

Cascavel Futsal

O Cascavel Futsal foi o time de melhor campanha entre os paranaenses na fase inicial. Mas sofreu o pior resultado na rodada de ida das oitavas. O time de Cassiano Klein foi superado por 4 a 1 pelo Jaraguá em Santa Catarina, no último domingo. Por isso está em desvantagem. A Serpente Tricolor terá que vencer o jogo de volta, no próximo sábado (05), em Santa Tereza do Oeste, por qualquer placar, para levar o jogo para a prorrogação. E aí recupera a vantagem de jogar pelo empate.

Se passar por esta adversidade, irá enfrentar o vencedor do confronto entre Marreco e Tubarão, de Santa Catarina. No jogo de ida, no sábado, a equipe do sudoeste paranaense venceu por 5 a 3, no ginásio Arrudão. Por isso, joga pelo empate na volta.

O atual campeão Pato Futsal reeditou a decisão de 2018 contra o Atlântico de Erechim. Mas foi derrotado no jogo de ida por 4 a 3. Agora, terá que reverter a situação em casa, na volta, da mesma forma que a Serpente Tricolor. Aliás, o Pato, se chegar nas semifinais mais uma vez, pode encontrar o Cascavel Futsal ou travar o ‘Clássico das Penas’ contra o Marreco.